Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA promovem intercâmbio entre projetos de música orquestral no Piemonte da Diamantina
- 26 jun, 2015
Neste final de semana, 27 e 28 de junho, em Jacobina, a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia realiza mais uma Caravana Pedagógica, que irá mobilizar 130 participantes. Jovens músicos das filarmônicas 2 de janeiro , Juvenil Rio do Ouro e do projeto Arte de Tocar, juntam-se a outros jovens do projeto Flor do Meu Sertão (Capim Grosso) e da filarmônica XV de Novembro (Miguel Calmon) para atividades de prática orquestral, ministradas por uma equipe de monitores do NEOJIBA, integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia.
O encontro promove a construção de laços de cooperação entre iniciativas musicais diversas, sediadas numa mesma região, e faz parte da estratégia de descentralização da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, criada em 2013 pelo NEOJIBA como espaço de articulação e colaboração com outros projetos musicais no interior do Estado.
Este é primeiro de uma série de cinco encontros, que serão promovidos no território do Piemonte da Diamantina, durante o segundo semestre de 2015. O trabalho se encerra com uma apresentação pública de uma orquestra e uma banda sinfônica.
A mesma proposta de trabalho está sendo implantada nos territórios do Sisal e da Costa do Descobrimento, que nos dias 13 e 14 de Junho, receberam as Caravanas Pedagógicas.
Em Porto Seguro, o encontro reuniu integrantes dos projetos Musicart, Ambiente Musical e Núcleo de Prática Orquestral (NPO) do NEOJIBA em Trancoso. Marcos Rangel, coordenador do NPO Trancoso, relata que foi uma experiência musical e humana marcante. “Eles puderam descobrir instrumentos que ainda não conheciam. Nossas crianças usam apenas instrumentos de cordas. A inclusão dos sopros na Orquestra Regional foi uma surpresa para todos! A convivência com os integrantes de projetos parceiros também foi uma oportunidade, para que eles possam conhecer realidades diferentes. Ao final do encontro, nossos músicos voltaram para casa com muita vontade de ajudar e participar de outros intercâmbios pedagógicos”, relata o coordenador.
Adriano Cenci, assessor de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA e coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, ressalta que as Caravanas Pedagógicas são importante vetor de mobilização comunitária. “Em Porto Seguro, as oficinas ocorreram nas instalações da Escola Municipal Cantinho da Paz, graças à ajuda da comunidade do bairro Frei Calixto. As mães das crianças ajudaram na preparação da merenda de forma voluntária. Quando a orquestra soa, todos querem fazer parte de algum jeito”, observa Cenci.
No Sisal, a caravana aconteceu em Serrinha, onde jovens da Filarmônica 30 de Junho e da Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, retomaram em conjunto o trabalho que iniciaram em 2013. O resultado foi brilhante e confirmou a importância dessa estratégia de cooperação que hoje é adotada nos demais territórios de identidade.
As Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia é uma ação financiada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da CCR Metrô Bahia.
SERVIÇO:
Data: Dias 27 e 28 de Junho, sábado e domingo.
Encontro da Orquestra e Banda Sinfônica Regional do Piemonte da Diamantina
Local: Sede da Filarmônica 2 de Janeiro e Campus da UNEB – Jacobina - BA
Participantes: Jovens músicos da Filarmônica 2 de Janeiro, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Projeto Arte de Tocar, Filarmônica XV de Novembro (Miguel Calmon) e Projeto Flor do Meu Sertão (Capim Grosso).
Equipe de músicos do NEOJIBA: Marivaldo Nery (violino), Gabriel Vargas (violoncelo), Indira Dourado e Thiago Silva Santos (clarineta e sax), Yamila Maleh (flauta), Helder Passinho (trompete). O coordenador do Núcleo de Prática Orquestral do NEOJIBA em Trancoso, Marcos Rangel, participa extraordinariamente dessa edição do encontro, como regente.