Caravanas Pedagógicas levam ensino musical de excelência para o interior do Estado
- 12 jun, 2015
Iniciativa promove intercâmbio artístico e cultural entre jovens músicos
Neste final de semana, dias 13 e 14 de Junho, o projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA desembarca nos municípios de Serrinha e Porto Seguro, para realizar os primeiros encontros de formação, que irão mobilizar ao menos 160 jovens músicos integrantes de projetos orquestrais e Filarmônicas do interior do Estado. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, espaço de articulação e colaboração criado em 2013 pelo NEOJIBA, e que hoje reúne 23 projetos de 21 cidades baianas, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 2.500 pessoas.
A proposta inovadora desta Caravana Pedagógica é reunir numa mesma oficina jovens músicos, com experiências diversas de formação musical, sediados em diferentes municípios. É um encontro que inspira a criação das Orquestras Regionais; constituída por participantes de dois ou mais grupos de um mesmo Território de Identidade.
“Os participantes das Orquestras Regionais vivem uma experiência real de integração social ao enfrentarem o desafio de um repertório diverso em parceria com colegas, professores e regentes com quem nunca trabalharam juntos”, explica Adriano Cenci, assessor da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA. Ele acrescenta que as Orquestras Regionais promovem um intercâmbio musical que enriquece a vida cultural da região e dos jovens.
A formação das Orquestras Regionais é também uma estratégia para potencializar o apoio pedagógico-musical oferecido pelo NEOJIBA aos integrantes da rede e para a criação de um ambiente favorável de cooperação entre projetos parceiros situados numa mesma região. Adriano Cenci relata que a experiência de integração realizada na região do Sisal teve um resultado excelente. Após os encontros promovidos em 2013, a Orquestra Regional do Sisal realizou três concertos públicos em Conceição de Feira, Conceição do Coité e Feira de Santana.
O diretor musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, ficou surpreso com a qualidade da Orquestra Regional do Sisal, após uma apresentação do grupo em Salvador durante o ensaio com a Orquestra Juvenil da Bahia. Ele irá acompanhar pessoalmente o primeiro encontro da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento, que reúne jovens vinculados aos projetos Musicart (Porto Seguro), Ambiente Musical (Santa Cruz Cabrália) e do NPO (Núcleo de Prática Orquestra e Coral) em Trancoso. “O NPO é um dos nossos núcleos estratégicos de disseminação da prática musical coletiva e de excelência no interior do Estado. Essa articulação tem todas as condições para prosperar”, acredita o diretor do NEOJIBA.
As Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia é uma ação financiada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da CCR Metrô Bahia.
SERVIÇO:
Data: Dias 13 e 14 de Junho, sábado e domingo.
Encontro da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento
Local: Escola Municipal Cantinho da Paz - Bairro Frei Calixto, em Porto Seguro.
Participantes: Jovens músicos dos projetos Musicart (Porto Seguro), Ambiente Musical (Santa Cruz de Cabrália) e do NPO Trancoso.
Equipe de músicos do NEOJIBA: Marivaldo Nery (violino), Gabriel Vargas (violoncelo), Indira Dourado (clarineta), David Santos (trombone), Everton Isidoro (percussão). O diretor artístico do NEOJIBA, Eduardo Torres, participa dessa edição do encontro.
Encontro da Orquestra Regional do Sisal
Local: Sede da Filarmônica 30 de Junho, em Serrinha.
Participantes: Jovens músicos da Filarmônica 30 de Junho e da Orquestra Santo Antonio (Coité).
Equipe de músicos do NEOJIBA: Allan Resedá (viola), Reinaldo Silva (violino), Adauri Oliveira (clarineta), Yamila Maleh (flauta), Tenison Santana (trombone), Davi Brito (trompete).