Orquestra Castro Alves abre temporada cultural do Música no Parque
- 05 jun, 2015
A Orquestra Castro Alves (OCA) irá apresentar um repertório eclético nesse sábado, dia 06 de Junho, às 17h, na abertura do projeto Música no Parque. Entre as selecionadas, a obra ‘O Mestre das Filarmônicas- Rapsódia para Trompete e Orquestra’, de autoria de um dos integrantes do programa NEOJIBA, Jamberê Cerqueira. Alguns dias antes do concerto, sob os olhos atentos de Cassio Bitencourt, o jovem regente de quase 22 anos, a Orquestra Castro Alves (OCA) repassa pela quinta vez um trecho da rapsódia. Para Bitencourt, a peça representa um desafio pessoal: “estou estudando para me tornar um regente há apenas um ano, preciso ter o máximo de atenção na execução da rapsódia, porque a batuta não tem som. É preciso ter certeza do que fazer em seguida”, explica Bitencourt durante o intervalo do ensaio no Teatro Castro Alves, enquanto conversava com o solista (e por sua vez maestro), Helder Passinho Jr, e Tenison Santana, colega de Cássio na turma de regência do NEOJIBA. Jamberê Cerqueira, tubista da Orquestra Juvenil da Bahia, acrescenta que a complexidade na execução da rapsódia ocorre devido às variações sonoras unidas para contar uma história. De fato, uma rapsódia é uma peça de forma livre, geralmente composta com temas ou efeitos folclóricos. A Orquestra Castro Alves (OCA) é a segunda formação do programa NEOJIBA e conta atualmente com 76 jovens músicos. Criada em 2010, está em processo de amadurecimento para consolidação de uma identidade própria; contexto que dialoga com a faixa etária da grande maioria dos seus integrantes que são adolescentes. Apesar de muitos jovens, os músicos da OCA irão executar obras clássicas e que foram absolutamente inovadoras, do ponto de vista da sua estrutura sinfônica, como é o caso da ‘Quinta Sinfonia de Beethoven’, cujo primeiro movimento integra o repertório do concerto de sábado. "Para tocar a quinta, o estudo tem que ser mais dedicado, pois a música é bastante conhecida", conta Adolfo Lucas, violista de 17 anos. "A gente está muito confiante em Beethoven. Acho que vai ser divertido", acredita Mariana Herwans, oboísta de 16 anos.
Cassio Bitencourt
“Assim o destino bate na porta”, disse o próprio Beethoven sobre os primeiros compassos da sua quinta sinfonia, estreada em 1808 em Viena. Pois, as quatro primeiras notas da obra estão entre as mais conhecidas do compositor alemão. Elas formam um motivo temático que ele repete e desenvolve de várias maneiras durante todo o primeiro movimento, Allegro con brio. Em 2015, o Música no Parque acontece no Parque Costa Azul, sempre aos sábados, às 17 horas, com entrada franca. O projeto tem patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta ainda com apoio cultural da Oi Futuro e do Instituto de Responsabilidade Social da Oi, da rádio Globo FM e da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável. A realização é da Caderno 2 Produções.Adolfo Lucas, 17 anos, viola. "Música é bem estar, é a minha forma de expressão.”
Mariana Herwans, 16 anos, oboísta.
"É muito bom participar de uma orquestra, criar esse laço. Ela influencia a minha vida, melhora o meu eu, porque posso contribuir para a sua construção, além de fazer música!"
Serviço: Projeto Música no Parque
Concerto: Orquestra Castro Alves (NEOJIBA) Dia: 6 de junho, sábado Horário: 17h Local: Parque Costa Azul Endereço: Av. Adelaide Fernandes da Costa, s/nº. Bairro Costa Azul