• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Páscoa do NEOJIBA apresenta três vertentes musicais do Programa em concertos temáticos

Páscoa do NEOJIBA apresenta três vertentes musicais do Programa em concertos temáticos

  • 27 mar, 2015
O NEOJIBA vai celebrar a Páscoa de 2015 com três apresentações especiais durante a Semana Santa, que acontecerão na Igreja de São Francisco, entre os dias 31 de março e 2 de abril, com entrada franca. A Páscoa do NEOJIBA englobará três vertentes musicais do NEOJIBA: a música coral com o Coro Juvenil; a música de câmara, com o Quinteto de Metais do NEOJIBA; e a música sinfônica, com a Orquestra Juvenil da Bahia. As apresentações dos grupos farão referência ao período da Semana Santa com obras musicais sacras e seculares. O Coro Juvenil inicia a série no dia 31 de março e apresentará, ao lado de um quarteto de Cordas do NEOJIBA, a Missa Nº2 em sol maior, de Franz Schubert, Stabat Mater, de Antonio Vaz, e o moteto Ave Verum Corpus, de Mozart. A segunda apresentação acontece na quarta- feira, dia 1º de abril, com o Bahia Brass (Quinteto de Metais) homenageando o compositor alemão Johann Sebastian Bach, prolífico escritor da música sacra. O repertório apresentará a Fuga em sol menor e a Tocata e Fuga em ré menor, de Bach, A Song for Japan, de Steven Verhelst, e Quinteto, de Michael Kamen. Além dessas obras o Quinteto de Metais executará duas composições do trombonista do grupo, Micheli Girard.  

00_09102014_001                                                               00_27032015_001

  Orquestra Juvenil da Bahia encerra a Páscoa do NEOJIBA A Orquestra Juvenil da Bahia, regida pelo Diretor Fundador do NEOJIBA, o maestro e pianista Ricardo Castro, encerra a Páscoa do NEOJIBA no dia 2 de abril com peças que se relacionam com o tema pascoal, como A Grande Páscoa Russa Op. 36, de Nikolai Rimsky-Korsakov e peças que podem ser apreciadas no contexto da Semana Santa, como a Sinfonia nº1 de Johannes Brahms, o Adagio da Gran Partita de Mozart e Nimrod, de Elgar. A Grande Páscoa Russa é a terceira peça orquestral de Rimsky-Korsakov. Em suas Crônicas de Minha Vida Musical, o compositor fala sobre a sua obra e a relação dela com a Páscoa de maneira detalhada: “A introdução bastante longa e lenta de A Grande Páscoa Russa, sobre o tema ‘Deus ressuscitará’, evocava a profecia de Isaías sobre a ressurreição de Cristo. As cores sombrias do andante lúgubre parecem representar o Santo Sepulcro iluminando-se no momento da Ressurreição [...] O tema ‘Cristo ressuscitou’, que de certa forma constitui o tema secundário da obra, aparece entre o toque dos trompetes e o som dos sinos, formando igualmente uma coda solene. Assim reúnem-se na abertura as lembranças do profeta antigo do texto evangélico, e o aspecto da ‘alegria pagã’ que caracteriza o ofício de Páscoa”.  

 00_10042013_001

Por sua vez, a Sinfonia nº1 levou 21 anos para ser composta por Johannes Brahms. A obra foi executada pela primeira vez no dia 4 de novembro de 1876, regida por Felix Otto Dessoff. O Diretor Musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, explicou a escolha da obra para o repertório da apresentação: “A peça de Brahms é uma sinfonia que começa de maneira tensa e trágica, como o clima da Sexta-feira Santa, em que os cristãos lembram o julgamento, a paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo, mas que ao final atinge um grande triunfo, como o Domingo de Páscoa que celebra a ressureição”. Para completar a atmosfera do concerto, serão executados ainda dois trechos musicais, o Adagio da “Gran Partita” de Wolfgang Amadeus Mozart e a variação “Nimrod” de Elgar.  A Páscoa do NEOJIBA será aberta ao público, com entrada franca sujeita à locação do espaço.  SERVIÇO Páscoa do NEOJIBA Coral Juvenil do NEOJIBA e Quarteto de Cordas Igreja de São Francisco, Pelourinho 31 de março de 2015 19h Entrada franca   Bahia Brass - Quinteto de Metais do NEOJIBA Igreja de São Francisco, Pelourinho 1º de abril de 2015 18h Entrada franca   Orquestra Juvenil da Bahia Igreja de São Francisco, Pelourinho 2 de abril de 2015 18h Entrada franca

Comentários