NEOJIBA realiza dois concertos especiais no TCA

  • 16 mar, 2015
No dia 25 de maço o NEOJIBA realiza no Teatro Castro Alves dois concertos. Às 15h, O Quinteto de Metais do NEOJIBA realiza mais uma apresentação dentro da série de Concertos Didáticos do Programa. À noite, a Orquestra Castro Alves, a segunda formação do Programa sobe ao palco da Sala Principal do TCA regida pelo jovem Cássio Bittencourt com a participação do oboísta inglês Gordon Hunt e da maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire junto ao Grupo de Sopros do NEOJIBA. No primeiro concerto do dia o TCA abre as portas mais uma vez para um formato especial, que apresenta obras tradicionais da música de concerto de forma didática e com recursos lúdicos. A apresentação conta com o Quinteto de Metais do NEOJIBA. De acordo com o trompetista e regente Helder Passinho Jr., o grupo irá explorar a temática circense com encenações e adereços que se referem também ao mundo animal. “Vamos fazer o Circo dos Metais, os animais serão personagens do circo. Cada instrumento vai corresponder a um personagem. A ideia é apresentar a música de concerto e falar de estilos e períodos musicais”, afirma Passinho, que é primeiro trompete do Quinteto de Metais do NEOJIBA, que executará Circus Suíte, de Barbara Tate, entre outras obras.

08

  Itinga e Nordeste na plateia Na plateia do Concerto Didático, formada majoritariamente por alunos de escolas e instituições convidadas pelo NEOJIBA, os músicos do Programa vão contar com a presença especial de integrantes de projetos apoiados pelo NEOJIBA nos Bairros em Itinga e Nordeste de Amaralina. O NEOJIBA nos Bairros é um projeto que realiza ações de capacitação e difusão do NEOJIBA em bairros com Bases Comunitárias de Segurança em Salvador e RMS. Ana Júlia Bittencourt, coordenadora do Projeto, explica o porquê da escolha dos projetos desses dois bairros para este concerto didático: “A gente priorizou os bairros que têm fanfarras e pensou em projetos que lidam com instrumentos de sopros. A escolha ficou por conta disso, a ligação entre o público alvo e o que está sendo apresentado, assim teremos um retorno melhor pra eles”.  

01           02  

  À noite, OCA e Grupo de Sopros terão convidados especiais O concerto realizado às 20h pelos jovens músicos contará com os convidados especiais Catherine Larsen-Maguire (maestrina) e Gordon Hunt (oboísta), ambos vindos da Inglaterra a convite do NEOJIBA. Atualmente professora de regência na Universität der Künste em Berlim, Catherine, que também é fagotista, já conhece o Programa, pois esteve em Salvado várias vezes regendo formações, como a Orquestra Juvenil da Bahia, e ministrando aulas de regência e fagote para seus integrantes. Neste concerto no TCA, ela integra o Grupo de Sopros do NEOJIBA, que terá como regente o oboísta britânico Gordon Hunt, durante a execução da Serenata para sopros, de Mozart. Hunt, que visita o NEOJIBA pela primeira vez, foi o primeiro oboísta da London Symphony Orchestra, passando pela London Philharmonic e London Chamber Orchestra, além de ter se apresentado, como convidado principal, com a aclamada Filarmônica de Berlim. Na segunda parte do concerto realizado à noite, a Orquestra Castro Alves executa obras de Tchaikovsky e Arturo Márquez. Atualmente composta por 76 jovens músicos, a OCA é a segunda formação orquestral do Núcleo de Gestão e Formação do NEOJIBA. Criado em 2010, o grupo está em constante transformação por configurar um estágio preliminar de capacitação sob monitoria de membros da Orquestra Juvenil da Bahia. O jovem regente, Cássio Bittencourt, é percussionista da Juvenil, estuda regência com Eduardo Torres desde 2013 e já atuou também no NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) do NEOJIBA em Trancoso, no interior da Bahia. Estes concertos marcam a estreia de Cássio Bittencourt no palco do TCA como regente sinfônico.  

06                        05

  O diretor musical do NEOJIBA, maestro Eduardo Torres, afirma que este será um dia com apresentações que se destacam pela diversidade e reforçam a missão dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.  “Os concertos do dia 25 representam a efervescência das múltiplas atividades que são oferecidas aos integrantes do NEOJIBA, da prática musical coletiva de excelência e integração social”, explica o maestro, que participa da preparação dos dois concertos juntos aos integrantes do Programa e os convidados.   SERVIÇO Concerto Didático do NEOJIBA Orquestra Castro Alves e Quinteto de Metais do NEOJIBA Sala Principal do Teatro Castro Alves 25 de março de 2015 15h Entrada franca   Concerto Orquestra Castro Alves Orquestra Castro Alves e Grupo de Sopros do NEOJIBA Sala Principal do Teatro Castro Alves 25 de março de 2015 20h R$ 4 e R$ 2

Comentários