Integrantes do NEOJIBA participam em uma das conferências de ensino da música mais importantes do mundo
- 09 mar, 2015
O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do NEOJIBA, foi convidado a apresentar a Keynote (palestra principal) da quarta edição da Reflective Conservatoire Conference: Creativity and Changing Cultures (Conferência Reflexiva para Conservatórios: Criatividade e Mudança de Culturas, em tradução livre), organizado pela Guildhall School of Music & Drama, na tarde do dia 1º de março em Londres.
A Reflective Conservatoire Conference acontece a cada três anos e nela se reúnem grandes personalidades da Música e do Teatro, além de professores e pesquisadores do mundo todo, para discutir questões em torno da Educação Superior nestas áreas. Em quatro dias a conferência explorou diversos aspectos sobre o assunto em seminários, mesas redondas, apresentações artísticas, sessões de curadoria e workshops práticos. Ricardo Castro, além de apresentar a palestra principal da conferência, participou da mesa na exposição de Marshall Marcus sobre "o Conservatório do Século XXI".
A palestra (keynote) de Ricardo Castro, intitulada To Teach is to Learn (Aprende quem ensina), encerrou a programação do seminário e teve a particularidade de ter sido ilustrada por 15 minutos de música por uma orquestra de câmara. Músicos do NEOJIBA (Aline Falcão, Caio Azevedo, Cássio Bittencourt, Dâmaris dos Santos, Erica Smetak, Guilherme Teixeira, Indira Dourado e Jhonatan dos Santos) formaram um ensemble com músicos da Guildhall School para executar o quarto movimento da 4ª Sinfonia de Gustav Mahler em versão de câmara e duas obras inédita de Caio Azevedo, integrante do Grupo de Compositores do NEOJIBA: Prefácio, um prelúdio, e Surfinale, um poslúdio à sinfonia de Mahler, com grande sucesso. O ensemble foi regido pelo jovem regente português, fellow da Guildhall School, Dinis Souza e teve como solista vocal a mezzo-soprano Anna Gillingham.
Após a apresentação musical, o maestro e pianista Ricardo Castro explicou o conceito do “aprende quem ensina” e também discursou sobre a importância da prática musical na vida das pessoas, sugerindo que as instituições sejam empenhadas em criar oportunidades para que todos possam tocar um instrumento. “Espero que esta semente plantada durante a conferencia traga bons frutos, não somente para o importante intercâmbio que hoje existe entre o Guildhall School e o NEOJIBA, mas também ao provocar no musico profissional a reflexão sobre sua função na sociedade, tratando da prática musical não apenas como um privilégio dos poucos que seriam mais talentosos, mas como uma atividade essencial e que está ao alcance de todos”, deseja Castro.
O convite da Guildhall confirma a capacidade de intercâmbio do NEOJIBA com as melhores instituições musicais do mundo. “O reconhecimento internacional do nosso trabalho de excelência como programa de Governo é uma vitória muito grande para a Bahia, conquistada em pouco tempo. Sabemos que é apenas o início de um longo caminho que pretende colocar a prática da música no cotidiano de todas as pessoas”, conclui Ricardo Castro.