Orquestra de Violões do NEOJIBA inicia as atividades em março
- 03 mar, 2015
Músicos se reúnem em concerto comemorativo na Universidade Católica de Salvador
A Orquestra de Violões, nova formação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), deu início às suas atividades no dia 3 de março. Um encontro prévio entre familiares e a Equipe NEOJIBA aconteceu com um concerto didático na manhã do último sábado, dia 21 de fevereiro. O violonista Mario Ulloa e o violinista Daniel Guedes executaram obras em dueto, na Escola de Música da Universidade Católica de Salvador, para as alunas e os alunos aprovados no processo seletivo que aconteceu nos dias 31 de janeiro, 4 e 7 de fevereiro, no Parque do Queimado do Bairro da Liberdade, onde ficará localizada a nova sede do NEOJIBA.
A Orquestra de Violões do NEOJIBA será coordenada pelo violonista e professor Vladimir Bomfim e contará com aulas de formação durante a semana e ensaios nas manhãs de sábado. Vladimir não escondeu o otimismo com o projeto que recebe 51 integrantes a partir do dia 3 de março: “Pelo pouco que ouvimos dos meninos no processo seletivo a expectativa é maravilhosa. Tudo indica que o projeto dará frutos maravilhosos”, observa.
O concerto teve caráter pedagógico e à medida que os músicos executavam o repertório, explicavam o processo criativo e ouviam comentários dos integrantes da nova Orquestra. Como é o caso de Ingrid dos Santos Rodrigues, moradora do bairro de Plataforma, inscrita pelo pai Durval da Silva Rodrigues no processo seletivo. O interesse de Ingrid em participar do processo seletivo surgiu a partir do pai que também toca violão e que vê no projeto uma oportunidade da sua filha aproximar-se da música. “Acompanho o crescimento do NEOJIBA e as ações que permitem o acesso de crianças a música e cultura. Fiquei muito feliz com a aprovação da minha filha”, comentou Durval, orgulhoso.
A ideia de realizar a apresentação pedagógica partiu do próprio Mário Ulloa, que foi convidado pelo NEOJIBA a participar como avaliador dos candidatos no processo seletivo da Orquestra de Violões. Ulloa e Daniel Guedes repetiram na UCSAL a parceria construída no Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) que culminou no CD Mario Ulloa e Daniel Guedes (violão e violino). Ulloa vê no novo projeto do NEOJIBA um grande potencial para o estímulo de diversos aspectos na formação de violonistas como a dedicação ao instrumento de forma individualizada, o desenvolvimento de características de sonoridade, técnica e a possibilidade de poder compartilhar a música com o outro “É importante nessa primeira etapa de formação poder compartilhar com outros colegas a possibilidade de poder escutar, ouvir o que o outro está fazendo, concordar, discordar, discutir... tudo isso de uma forma criativa e em benefício dessa comunidade nova que é a Orquestra de violões do NEOJIBA que eu desejo um grande futuro”, comenta. Além de comemorar o início das atividades da Orquestra de Violões, o concerto reafirmou a parceria pedagógica entre o NEOJIBA e a Universidade Católica de Salvador.