Retrospectiva NPO Trancoso 2014
- 22 jan, 2015
No último ano o NEOJIBA realizou diversas ações através dos seus núcleos, sediados em Salvador e no interior do Estado da Bahia. O Núcleo de Prática Orquestral e Coral de Trancoso – NPO Trancoso, foi implantado em 2011 através de uma parceria com o Instituto Trancoso. Este Núcleo apresenta uma formação orquestral de instrumentos de corda que conta com 53 músicos, na faixa etária de 10 a 14 anos, todos estudando em uma das 4 unidades escolares do próprio Instituto. Este Núcleo mantém, ainda, a Orquestra Infanto-Juvenil que promove a vivência pedagógica de crianças e adolescentes com a música através da prática orquestral e teoria musical.
O ano de 2014 proporcionou aos jovens músicos do extremo sul da Bahia várias oportunidades de se apresentar para públicos diferentes. No dia 10 e 11 de Outubro, a OJT (Orquestra Jovem de Trancoso) realizou concerto no II Encontro de cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento) em Teixeira de Freitas, no sul do Estado da Bahia. Já a Orquestra Infanto-Juvenil realizou um concerto didático apresentando a história dos compositores das obras que compunham o programa, no dia 20 de Outubro.
No dia 12 de novembro, músicos do Núcleo se apresentaram na Universidade Federal do Sul da Bahia no III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. No mesmo mês foi realizado o Concerto da Orquestra Jovem de Trancoso no 6º Beleza Negra da Cor de Ébano Trancoso-Ba, por uma iniciativa do instituto Trancoso seguido, no mesmo mês, de uma participação na homenagem a Vinicius de Moraes, iniciativa da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, junto com o Instituto Trancoso e de um Concerto Didático da Orquestra Jovem de Trancoso para as famílias dos alunos do Instituto.
No último mês do ano, os músicos e os monitores do NEOJIBA se concentraram em apresentações públicas, emocionando o público em momentos tais como a apresentação natalina da OJT, juntamente com o Coral do Instituto Trancoso e a participação no V Encontro de Matemática do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), em Eunápolis.
2014 não se reservou somente às conquistas das orquestras. O principiante regente Cassio Bittencourt também se destacou e foi convidado a reger uma orquestra de professores composta de músicos de orquestras de Minas, músicos brasileiros de orquestras paraguaias, além dos melhores alunos no Festival de Teixeira de Freitas.
Cássio começou a ter aulas de regência somente em 2013. “Como percussionista, foi um desafio muito interessante reger uma orquestra de cordas”, disse o regente. Sua dedicação e evolução lhe renderam elogios do Diretor Musical do NEOJIBA, Eduardo Torres. “Cassio está se revelando um regente, e líder, muito forte. Fiquei muito impressionado com sua presença”, afirma Eduardo. “Sou muito grato ao NEOJIBA pela oportunidade de evoluir não só como músico, mas também como pessoa”, finalizou Cassio.
Para visualizar mais fotos clique aqui.