• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA promove quinta edição do Festival Encanta, com apresentações gratuitas de canto coral

NEOJIBA promove quinta edição do Festival Encanta, com apresentações gratuitas de canto coral

  • 01 nov, 2023

O mês de novembro será dedicado ao canto coral no NEOJIBA. Entre os dias 6 e 19/11, o programa do Governo da Bahia promoverá a quinta edição do Festival Encanta, com uma série de apresentações gratuitas e oficinas de canto com professores de diversos estados do Brasil. 

Os eventos vão acontecer no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, na Liberdade, com patrocínio da Solar Coca-Cola, através da Lei de Incentivo à Cultura. Serão quatro apresentações abertas ao público, com crianças, adolescentes e jovens que integram diversas formações de canto coral do programa.

A primeira delas acontece no sábado, 11, às 16h, com uma edição especial do Sarau na Arca, batizada de “Canto na grama”, na área verde do Parque. Os cantores serão os integrantes do Coro Juvenil e Infantojuvenil do programa, sob orientação das maestrinas convidadas Maria José Chevitarese, Isabela Sekeff e Marília Vargas. 

No domingo, 12, às 11h, o “Todo Domingo no Parque” receberá o recital “Amor, Devaneio e Natureza em Goethe”, uma homenagem ao escritor alemão, com apoio da Associação Goethe da Bahia. Integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA irão se juntar à turma de canto da professora  Flavia Albano, da Universidade Federal da Bahia, acompanhados pelo pianista Saulo Gama, da Ufba, e Arthur Marden, do NEOJIBA.

O grande concerto do Festival Encanta será realizado no feriado da Proclamação da República, na quarta, 15, às 16h. O “Canto na terra dos bichos” reunirá mais de 300 crianças, adolescentes e jovens que fazem parte de todos os grupos corais dos núcleos do NEOJIBA em Salvador. 

O evento será encerrado no dia domingo, 19, às 11h, em mais uma edição do “Todo Domingo no Parque”, com a estreia de duas peças corais do compositor suiço-baiano Ernst Widmer (1927-1990), ambas com letra do jornalista, escritor e professor baiano João Carlos Teixeira Gomes, o Joca (1936-2020). A apresentação terá os coros Infantojuvenil e Infantil do NEOJIBA e irá também homenagear o mês da Consciência Negra.

Oficinas de canto

O Festival Encanta terá ainda oficinas e masterclasses com musicistas renomadas. As atividades são destinadas aos integrantes dos coros dos núcleos do NEOJIBA em Salvador, situados em diversos bairros da cidade, como o Nordeste de Amaralina e o Bairro da Paz, além dos cantores do Núcleo Central, no Parque do Queimado.

As aulas serão ministradas por Maria José Chevitarese, professora de canto coral da Universidade Federal do Rio de Janeiro e idealizadora do projeto “A escola vai à ópera”, com crianças da rede pública de ensino; Isabela Sekeff, mestre em regência coral pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e professora da Escola de Música de Brasília; Mara Campos, diretora musical do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba e regente convidada de coros como o BBC Singers, de Londres; e Marília Vargas, professora da Escola de Música do Estado de São Paulo e uma das mais ativas sopranos de sua geração, com participações em concertos na Europa, América Latina e Ásia.

Presente de Natal

Em dezembro, o Encanta retorna para uma apresentação especial da icônica Sinfonia  n. 9 de Ludwig van Beethoven, a sinfonia coral, uma das obras mais conhecidas do compositor alemão e do repertório ocidental. O concerto reunirá a Orquestra NEOJIBA, o Coro Juvenil e o Coro Comunitário do programa, sob regência de um maestro convidado, na Igreja Batista de Sião, às 19h. A entrada também é gratuita, sujeita à lotação do espaço.  

Criado em 2019 para promover a prática coral na Bahia, o Festival Encanta promove debates, oficinas e apresentações. A primeira edição reuniu coros de Salvador, São Paulo e da Suíça. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, o festival aconteceu de forma online. Em 2022, o evento foi encerrado com um grande concerto no Teatro Castro Alves. 

O Festival Encanta conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola, através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização do IDSM, Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Confira a programação completa:

Festival Encanta 2023 

Apresentações de 11 a 19 de novembro - Entrada  gratuita

Sábado, 11/11
16h - Sarau da Arca “Canto na grama”, com integrantes dos coros Juvenil, Infantojuvenil e Comunitário do NEOJIBA, sob orientação das maestras Maria José Chevitarese, Isabela Sekeff e Marília Vargas
Arca do NEOJIBA, Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita

Domingo, 12/11 
11h - Todo Domingo no Parque “Amor, Devaneio e Natureza nos poemas de
Goethe” -  Recital com o Coro Juvenil e a turma de canto da professora Flavia Albano, da UFBA, com apoio da com a Associação Goethe da Bahia.
Sala NEOJIBA, Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita

Quarta, 15/11
16h - Grande concerto “Canto na terra dos bichos”, com todos os coros dos núcleos do NEOJIBA em Salvador 
Galpão, Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita

Domingo 19/11 
11h - Todo Domingo no Parque “Homenagem a Ernst Widmer”, com os coros Infantojuvenil e Infantil do NEOJIBA. 
Sala NEOJIBA, Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita

Evento especial, 21/12
19h - Concerto de Natal - Nona Sinfonia de Beethoven, com a Orquestra NEOJIBA, o Coro Juvenil e o Coro Comunitário 
Igreja Batista de Sião (Rua Forte de São Pedro, 68, Campo Grande)
Entrada Gratuita


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
 


Comentários