• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Integrantes realizaram a primeira apresentação do Acelera NEOJIBA, projeto inédito de empreendedorismo

Integrantes realizaram a primeira apresentação do Acelera NEOJIBA, projeto inédito de empreendedorismo

  • 22 mai, 2023

O som dos modernistas brasileiros guiou a apresentação de estreia do Acelera NEOJIBA, projeto inovador de empreendedorismo voltado para os integrantes do programa, no último domingo (21). O evento aconteceu no Parque do Queimado, sede do Programa NEOJIBA, localizado na Liberdade, e contou com duas sessões gratuitas, às 10h e 11h10.

 

O quinteto de cordas da Orquestra 2 de Julho, formado por Jucinara Nascimento, Daniel Cavalcanti, Breno Gama, Baruc Santos e Israel Menezes, foi o responsável pelo recital de estreia do projeto. O violoncelista Baruc Santos foi o idealizador e coordenador do recital intitulado ‘O Som dos Modernistas: Espetáculo cênico-musical’. Essa área de produção foi algo que eu me descobri, mesmo com todo o trabalho foi uma experiência muito gratificante, algo que acho que quero seguir pra vida”, comentou Baruc.

O espetáculo foi inteiramente formado por obras de artistas brasileiros do período modernista, com grandes nomes como Heitor Villa-Lobos, Capiba, Cláudio Santoro, José Siqueira e César Guerra-Peixe. Além da música, a apresentação foi guiada pela narração e interpretação de Zag Maia, integrante da Orquestra Castro Alves, que incorporou Heitor Villa-Lobos.

O projeto Acelera NEOJIBA  tem como intuito incentivar os jovens músicos a empreender e autogerir suas carreiras e apresentações musicais, passando por todo o processo, desde a concepção ao produto final. “Esperamos que assim eles possam aprender a se inserir no mercado de trabalho, aprender a montar um projeto artístico de relevância e de interesse do público que assiste e também para eles que estão se apresentando”, disse o diretor-geral do NEOJIBA e pianista, Ricardo Castro, durante abertura do evento.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em qual 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários