• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA comemora 15 anos com quatro dias de festa e público de quase seis mil pessoas

NEOJIBA comemora 15 anos com quatro dias de festa e público de quase seis mil pessoas

  • 24 out, 2022

Festas de debutante costumam ser inesquecíveis, e o NEOJIBA manteve a tradição. Durante quatro dias, o programa do Governo da Bahia comemorou os 15 anos de existência com um festival que reuniu quase seis mil pessoas e contou com apresentações, jogos musicais, feira gastronômica, sessão de filmes e uma exposição criada especialmente para o evento.

Pela primeira vez, o NEOJIBA celebrou um aniversário em casa, no Parque do Queimado, sede do programa. Um grande palco foi montado na área externa especialmente para o festival. A programação da festa de 15 anos começou no dia 20 de outubro (data em que foi realizado o primeiro concerto do NEOJIBA, em 2007), e seguiu até o dia 23/10, reunindo integrantes de todos os 13 núcleos de Salvador e do interior da Bahia. "Foi uma alegria receber milhares de pessoas em casa. E  tudo funcionou numa grande harmonia, com muito amor e muita dedicação. É uma festa que a gente quer fazer sempre. A gente se orgulha de ter muito o que festejar. São 15 anos de muitas vitórias”, contou Ricardo Castro, diretor-geral do programa. 

O secretário Carlos Martins também fez questão de comparecer à festa. "Temos aqui uma prova concreta de superação. Nossos meninos, nossos heróis, deram durante esse período todo da pandemia um exemplo de como a gente pode fazer com que um programa continue vivo, apesar de todas as dificuldades. E o ápice dessa superação foi justamente a gente organizar a turnê, que foi sucesso nacional e internacionalmente. Queremos continuar mostrando como é possível fazer uma política pública que ofereça oportunidade e cidadania a jovens em vulnerabilidade social, suas famílias e comunidades”. 

Mundo NEOJIBA

As comemorações pelos 15 anos começaram com a abertura da exposição "Mundo NEOJIBA", que contou a história do programa por meio de fotos, vídeos, instalações e experiências musicais imersivas. A mostra teve curadoria do artista visual baiano Vinicius S.A. “Adentrar esse mundo foi uma experiência incrível. Foi impactante perceber a grandeza e a integridade deste programa revolucionário, que muda vidas. Esse tipo de iniciativa é raro, porque combina a excelência artística com a inclusão social, especialmente de crianças negras, da periferia.  Para mim foi muito enriquecedor, como ser humano, mesmo. Todo mundo tem que conhecer o NEOJIBA”. O desejo de Vinicius já está sendo atendido. Mais de 1.900 pessoas visitaram a mostra, apenas durante os 4 dias de comemorações. 

Festa na capital com o interior

A violinista Quetsia Valentin, 15 anos, que integra o Núcleo Territorial de Teixeira de Freitas,  viajou por 16 horas de ônibus para participar do aniversário em Salvador. "A gente veio de muito longe e está sendo incrível. É muito bom essa troca de experiência que a gente tem aqui, é magnífico, e o Parque do Queimado também é muito lindo". Ela faz parte do programa há quatro anos, e se sente presenteada todos os dias. "Meus melhores amigos estão aqui no NEOJIBA. É o lugar que me proporcionou momentos inesquecíveis. Gosto muito de estar aqui". 

Marcelle Ramaccotte veio de Jequié, onde coordena o Núcleo Cidade Sol, e assistiu à apresentação dos integrantes da cidade num misto de nervosismo e orgulho. "Eles poderem sair de Jequié e vir para a sede, para o coração do NEOJIBA, e poder conhecer outros professores, outros colegas, é uma sensação incrível. Ver essas carinhas felizes não tem preço. Me vejo muito neles". Assim como os integrantes, Marcelle também cresceu no NEOJIBA. Quando entrou no programa, a contrabaixista tinha apenas 15 anos. "O NEOJIBA é a minha vida. É no que eu acordo e durmo pensando. É onde me desenvolvi profissionalmente, artisticamente, pessoalmente. É o que vibra na minha veia, no meu coração".

Orquestra e Coro de Debutantes

O intercâmbio de integrantes de diferentes cidades e núcleos se intensificou durante a apresentação da Orquestra e Coro de Debutantes, formada apenas por adolescentes nascidos em 2007, mesmo ano de fundação do NEOJIBA. Vindos de diferentes lugares, eles tocaram juntos pela primeira vez. Num trecho do concerto, foram regidos por Paulo Silva, da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), que também estava estreando como maestro. Paulo frequenta as aulas de regência do diretor musical do programa, Eduardo Torres, e aceitou o convite feito de surpresa por Ricardo Castro para assumir a batuta. "Debutar junto com o NEOJIBA e ainda reger a orquestra no dia do aniversário foi gratificante demais". Quando chegou ao NEOJIBA, ele tinha apenas sete anos. "Cresci aqui. É todo um processo que não é só musical, mas de cidadania. Se hoje eu tenho uma postura como pessoa, como musicista, é graças ao NEOJIBA. Aqui eu me sinto em casa". 

Ópera nordestina

Outro destaque das comemorações foi a estreia na Bahia da ópera nordestina "Dulcineia e Trancoso", do compositor paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha. A montagem, em formato de concerto, contou com a participação do Coro Juvenil, o Coro Infantojuvenil e a Orquestra 2 de Julho, com regência da maestrina Lucie Barluet. O compositor contou que foi uma honra ver sua obra ser representada em Salvador. "É algo muito difícil e raro um compositor brasileiro ter uma ópera apresentada em nosso país. Foi um trabalho feito com muita seriedade, competência e beleza.  Sou um grande admirador do NEOJIBA e tenho tido a sorte de participar de alguns de seus projetos. Não há maneira mais sublime de promover o desenvolvimento social que não seja através da música, e, como músico, posso dizer que, no caso do NEOJIBA, tal promoção é realizada com uma prática musical de altíssima qualidade. Certamente, teríamos um Brasil muito melhor se programas como o do NEOJIBA já estivessem disseminados por todo o país".

Vida longa

A psicóloga Taiane Filippo acompanhou os concertos de aniversário e contou que se sente uma "baiana privilegiadíssima" por ter contato com o trabalho do NEOJIBA. "Sinto um orgulho cada vez maior de ser baiana por causa de vocês. Ainda mais nesse momento que a gente está vivendo, é a arte que nos salva". 

A pesquisadora e contadora de histórias Nancy Silva, mais conhecida como Vovó Cici, também prestigiou as comemorações pelos 15 anos do NEOJIBA. "É um programa maravilhoso, porque engloba pessoas de todas as classes, principalmente as mais carentes. Desejo prosperidade ao NEOJIBA, porque a música encanta a alma. Que vocês tenham vida longa!". 

A festa foi encerrada com uma apresentação conjunta da Orquestra Castro Alves, Orquestra 2 de Julho e dos coros Infantil, Infantojuvenil e Juvenil. O público, que lotou e coloriu o Parque do Queimado, também se juntou às vozes e à campanha renovada pelo maestro Ricardo Castro na sua fala de encerramento: "Nossa história está só começando. Vamos rumo ao NEOJIBA 100 anos". 

O Festival de Aniversário de 15 anos contou com o patrocínio da REDE, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Confira imagens dos eventos:

Quinta, 20/10 - Abertura da exposição "Mundo NEOJIBA" e concerto de abertura das comemorações

Sexta, 21/10 - Recital de Música de Câmara e Apresentação do Coro Comunitário

Sábado, 22/10 - Solfejando 

Sábado, 22/10 - Apresentação dos Núcleos Territoriais Feira de Santana - Antônio Gasparini, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas

Sábado, 22/10 - Apresentação da Orquestra e Coro de Debutantes

Sábado, 22/10 - Apresentação da ópera "Dulcineia e Trancoso"

Sábado, 22/10 - Edição especial do Sarau da Arca

Domingo, 23/10 - Apresentação dos núcleos Cordas Dedilhadas, Lauro de Freitas e SESI

Domingo, 23/10 - Concerto de câmara com Chiara Banchini e Orquestra 2 de Julho

Domingo, 23/10 - Apresentação da ópera infantil "Jeremias Fisher"

Domingo, 23/10 - Apresentação dos núcleos Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina e Pirajá 

Domingo, 23/10 - Apresentação da OPE, OCI e das turmas de iniciação do NCN

Domingo, 23/10 - Apresentação da OCA

Domingo, 23/10 - Concerto de encerramento com a OCA, O2J e coros Infantil, Infantojuvenil e Juvenil


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos, em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários