Ópera encerra comemorações pelo aniversário do NEOJIBA

  • 20 out, 2021

Pela primeira vez, o Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa social do Governo da Bahia, irá encenar uma ópera. A obra escolhida foi "Dido e Enéias", do britânico Henry Purcell, com direção cênica de Márcio Meirelles e direção e regência musical de Lucie Barluet. A estreia acontece neste sábado, 23/10, às 11h, no Teatro Vila Velha, com a presença do público. O evento irá seguir todos os protocolos sanitários vigentes em Salvador. Outras três sessões serão realizadas nos dias 23, às 16h, e no dia 24/10, às 11h e 16h, como parte da programação de aniversário dos 14 anos do NEOJIBA. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no Sympla a partir do dia 22/10.

Considerada uma das grandes obras do período barroco, a ópera em três atos estreou em Londres, em 1689. A obra conta a história de amor e poder entre a rainha de Cartago Dido, e o herói troiano Enéias, um dos episódios do poema épico “Eneida”, de Virgílio. Na montagem do NEOJIBA, com 2 elencos, os personagens principais serão interpretados por Maria Fernanda Cardoso e Alexsandra Brasileiro, no papel de Dido, e Iuri Nery e Samuel Ressurreição, no papel de Enéias. A encenação conta com a Orquestra 2 de Julho, principal formação orquestral do programa, sob regência de Lucie Barluet.

A preparação para a encenação da ópera começou em agosto deste ano, durante a terceira edição do Festival NEOJIBA Encanta, realizada pelo programa. Na ocasião, a cantora lírica Marília Vargas realizou masterclasses de interpretação vocal e o diretor Márcio Meirelles comandou workshops de encenação e ensaios abertos. Ao final do evento, o Coro Juvenil apresentou o primeiro ato da ópera, que permanece disponível no canal do NEOJIBA no Youtube (/neojibatv).

Márcio Meirelles era o secretário de Cultura da Bahia quando o programa foi fundado, nesta secretaria, em 2007. O diretor falou sobre os desafios de encenar uma ópera. "É importante esses jovens se apropriarem de uma coisa que é patrimônio do mundo, que é a ópera. É uma forma teatral e musical complexa, bonita, forte. Parece uma coisa antiga, de outro lugar, mas é nossa. Estamos discutindo o poder, o papel da mulher, das relações. É importante para todos nós. É uma história que tem muito a ver com o nosso tempo".

A maestrina Lucie Barluet também destacou o caráter atemporal da obra. "É uma história antiga, mas a gente conta com o que a gente tem hoje. Foi muito interessante o processo de entender o sentido e o poder de cada palavra, cada canto".

O Aniversário de 14 anos do NEOJIBA é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O NEOJIBA é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).

Apresentação da ópera "Dido e Enéas", de Henry Purcell

Com o Coro Juvenil do NEOJIBA. Direção de Márcio Meirelles e Lucie Barluet

23 e 24/10, às 11h e 16h

Teatro Vila Velha, Passeio Público - Av. Sete de Setembro

Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis no dia 22 e 23/10, na véspera da realização dos eventos

⚠️ Leve o seu cartão de vacinação, comprovando que já tomou as duas doses da vacina ou a dose única, para assistir ao evento.

⚠️ Pedimos a todos(as) que assistirem à apresentação presencialmente e que apresentem qualquer sintoma de COVID-19 em até 7 dias para entrar em contato pelo e-mail: contato@neojiba.org ou pelo telefone: 71 3044-2959.

Veja o PROGRAMA da Ópera.


Comentários