Ensaios abertos aproximam o público da rotina dos integrantes do NEOJIBA

  • 30 jul, 2021

A busca pela excelência é um dos princípios do NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia). Ao longo desta semana, entre os dias 26 e 30 de julho, o público pôde acompanhar de perto essa procura constante durante os ensaios abertos da Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves, Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil e Grupo de Metais e Percussão. Quem assistia de casa podia até pensar que o som já estava perfeito, mas os regentes e instrutores continuavam instigando os integrantes por mais. "A primeira boa característica de um maestro é ser chato. Eu vou insistir até conseguir a sonoridade que a gente precisa. Se você é uma pessoa chata, que não desiste, você pode ser um bom maestro", brincou Marcos Rangel, que comandou os ensaios da 2 de Julho.

Os encontros foram transmitidos em tempo real pela página do programa no Facebook, onde permanecem disponíveis na íntegra (veja nos links abaixo). Pela primeira vez, foi possível acompanhar online os bastidores das formações musicais do NEOJIBA e entender um pouco mais da rotina dos jovens músicos. Todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo seguidos à risca, como foi possível conferir nas lives. Os ensaios abertos também encerraram as comemorações pelo mês de aniversário do Parque do Queimado, sede do NEOJIBA. 

Nos ensaios da Orquestra 2 de Julho, os integrantes trabalharam o primeiro movimento da Sinfonia  nº 4, de Tchaikovski. Rangel explicou a ideia interpretativa que estava construindo junto com os músicos. "É um tema que gera uma certa ansiedade. Se a gente deixa ele liso, não causa essa ansiedade em quem está escutando, e perde muito da musicalidade". 

As maestrinas Yuli Martinez e Lucie Barluet conduziram os ensaios do Coro Juvenil e do Coro Infantojuvenil, com peças do repertório latinoamericano e europeu. Depois de um longo período em que os integrantes cantaram sozinhos de casa, as maestrinas puderam trabalhar o "cantar junto". "É muito importante ter essa consciência do que está acontecendo ao nosso redor", disse Lucie, durante o encontro do Coro Infantojuvenil.

Nos ensaios abertos do Grupo de Metais e Percussão, formado por integrantes da Orquestra 2 de Julho, o público conseguiu espiar um pouco do que será apresentado nos recitais deste fim de semana, nas manhãs de sábado (1/8) e domingo (2/8), sempre às 11h. Com regência do maestro Helder Passinho e solo de Orlando Afanador, eles realizaram a primeira audição pública na Bahia da "Marcha Nupcial de Aipré", do compositor baiano Alfredo Moura, depois de muitos "mais um para ficar perfeito" vindos do maestro Passinho. O segundo ensaio do grupo trouxe clássicos populares, como "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e "Pombo Correio", de Moraes Moreira. Ana Margarida Lima, que acompanhava de casa, não resistiu. "Estou amando! Vou dançar". 

A semana de ensaios abertos foi encerrada com a Orquestra Castro Alves (OCA), segunda formação musical do NEOJIBA. Sob regência do maestro Eduardo Salazar, os integrantes trabalharam a "Marcha Eslava", outra peça de Tchaikovski. 

Confira: 

Orquestra 2 de Julho

Ensaio 1 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/1168918150283360

Ensaio 2 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/626870304944032

Orquestra Castro Alves

https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/880531736153094

Coro Juvenil

Ensaio 1 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/556398575396639

Ensaio 2 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/1878908645623844

Ensaio 3 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/366239424850105

Coro Infantojuvenil

https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/316560530214643

Grupo de Metais e Percussão

Ensaio 1 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/4262914890454452

Ensaio 2 - https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/886759048857447

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários