NEOJIBA retorna às atividades e reforça medidas de inclusão digital

  • 08 fev, 2021

O NEOJIBA, programa social do Governo da Bahia, voltou às aulas online nesta segunda-feira, 8/2, nos seus 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Simões Filho e Jequié). As atividades de ensino e prática musicais foram retomadas para as 1970 crianças, adolescentes e jovens atendidos diretamente pelo programa, nesse momento em um formato híbrido. Na maioria dos núcleos, o retorno está sendo online, mas para os integrantes mais velhos as aulas também serão presenciais no formato de curso livre. 

As atividades presenciais começaram no último dia 3/2 apenas para as formações musicais mais avançadas do programa, a Orquestra 2 de Julho e o Coro Juvenil. Os ensaios em Salvador acontecem seguindo os protocolos da prefeitura para reabertura de cursos livres, como cumprimento de medidas de segurança, carga horária estabelecida ,revezamento de grupos e idade mínima permitida. 

O maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, acompanhou esse reinício. "Nós voltamos com todo o gás, não perdemos a energia, a esperança de que nossa ação é fundamental. As ações online foram iniciadas 48 horas depois do início da primeira determinação de distanciamento social, lá em março de 2020. A gente tem uma equipe muito motivada e preparada. Na nossa sede, no Parque do Queimado, nós tivemos a alegria de iniciar, com muito cuidado, as primeiras atividades presenciais, seguindo todos os protocolos, externos e internos, baseados em vários grupos semelhantes ao nosso no Brasil e no exterior.  A gente sonha que em breve todas as crianças e jovens do NEOJIBA possam voltar às atividades presenciais, porque sabem que aqui são bem acolhidas e sabem que a gente está construindo um mundo melhor para todos nós". 

Julia Silva, violinista da O2J, ficou feliz de voltar a tocar com os músicos da orquestra. “Tá sendo muito gostosa essa sensação de retomar as atividades. A gente sabe que há um distanciamento, todo um preparo do espaço. Mas com certeza fazer música junto é fenomenal, não tem comparação. Passamos onze meses na frente das telinhas, ensaiando de uma forma difícil, mas foi o que foi possível. Tô muito feliz de estar aqui depois de um ano trancadinha em casa. Com fé em Deus, tudo vai dar certo e nós vamos conseguir retomar completamente nossas atividades”.  

Ana Cele Cerqueira, do Coro Juvenil, compartilha do mesmo sentimento. “Fico muito feliz com o retorno. O Coro sempre foi um ambiente muito acolhedor pra mim e no ano passado nossa comunicação foi de extrema importância, porque a gente se via em algum momento do dia, mesmo de forma online. Era um encontro que acalmava o coração. Agora a gente vai conseguir trabalhar melhor o lado coletivo, respirar junto, cantar junto. É uma coisa que não tem preço”.  

 

Inclusão digital 

Para que todos possam manter a rotina de estudos em casa, serão disponibilizados, em fevereiro e março, 83 tablets para integrantes que não têm acesso a dispositivos eletrônicos. Os equipamentos foram patrocinados pela Solar Coca-Cola e cedidos pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), organização social responsável pela gestão do NEOJIBA, com recursos do governo do Estado.  

O NEOJIBA está adotando estratégias para promover a inclusão digital desde o ano passado. Com o apoio da sociedade civil, foram disponibilizados 40 celulares e tablets, além de auxílio para compra de pacotes de internet para mais de 200 integrantes. Os vizinhos dos núcleos do programa também puderam acessar gratuitamente as redes de wi-fi do NEOJIBA, que foram compartilhadas. 

 

Mais de 17 mil horas de aulas online

As aulas presenciais do programa foram suspensas em março de 2020, quando foram anunciadas as primeiras medidas de distanciamento social. Em apenas dois dias, o NEOJIBA migrou suas atividades para as plataformas virtuais. Foram mais de 17 mil horas de aulas e mais de 70 encontros, aulas e masterclasses com artistas renomados, do Brasil e do exterior. 

O maestro Ricardo Castro destaca o impacto educacional do programa, potencializado ao longo do ano passado. “Sem abandonar nossa identidade de justiça social e excelência, em 2020, o NEOJIBA se revelou como grande ferramenta de impacto na educação, oferecendo a centenas de famílias baianas um canal privilegiado de troca de experiências durante a pandemia. Esse movimento sem precedentes será determinante para o futuro do programa daqui pra frente.”

Além das aulas, o NEOJIBA realizou em 2020 quase 7 mil atividades de orientações e atendimentos psicossociais e 61 apresentações musicais transmitidas pelas redes sociais do programa, que alcançaram um público ao vivo de mais de 24 mil pessoas.  

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários