• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Palestra com Anna Penido discute o papel transformador da educação, cidadania e juventude

Palestra com Anna Penido discute o papel transformador da educação, cidadania e juventude

  • 17 set, 2020

E se as instituições de ensino e projetos educativos fossem avaliados pela qualidade da diferença que as pessoas que passaram por lá fazem no mundo? Foi com esta pergunta desafiadora que Anna Penido, especialista em Gestão Social para o Desenvolvimento, deu início à palestra sobre "Educação e Cidadania: Juventudes em foco e o que está porvir", promovida pelo setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA (programa social do Governo do Estado) em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL). O evento integra as ações da Primavera NEOJIBA

Durante a conversa - que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, e segue disponível no nosso canal no Youtube - a educadora fez uma defesa acirrada de que as instituições precisam promover o desenvolvimento integral das pessoas. "Não adianta ter muito conhecimento na cabeça se não souber aplicar esse conhecimento para que ele esteja à serviço da transformação do mundo. Cabe a nós, educadores, fazer com que o jovem possa descobrir como ser grande, potente, para que possa se realizar e ajudar outras comunidades a se realizarem também". 

Gabriela Dalcom, violinista da Orquestra 2 de Julho e integrante do NEOJIBA há oito anos, ficou emocionada com o que ouviu. "Sua fala me comoveu, porque casa com meu propósito de vida. O NEOJIBA me influenciou muito. Não é à toa que resolvi fazer licenciatura em música. Sou monitora do programa e inteiramente apaixonada por nosso lema, o Aprende Quem Ensina. O NEOJIBA não é música pela música. É o que está por trás, a educação, o social. A música é uma ótima ponte para promover essa transição. Fico muito feliz de fazer parte do programa e costumo dizer que sou fruto das sementes que foram plantadas lá no começo".  

A partir dos depoimentos de Gabriela e de outros integrantes do programa, Anna comentou que fica nítido como o NEOJIBA promove o desenvolvimento integral das crianças e jovens. "O programa oferece a oportunidade de trabalhar o conhecimento, as emoções, a cultura, o papel no mundo… A gente percebe isso. Mas percebe, principalmente, o efeito dessa experiência na vida de vocês, que é vocês quererem proporcionar essa mesma experiência para outras pessoas. Isso é muito alentador. A gente vive um momento de muita desesperança.  Nesses tempos de intolerância, de tantas crises, a gente fica se perguntando se o ser humano tem jeito. E quando a gente se depara com vocês, tem certeza de que o ser humano é campo fértil para muitas coisas positivas e transformadoras".

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 14 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários