Primavera NEOJIBA terá gincana, masterclasses e apresentações

  • 14 set, 2020

É tempo de primavera no NEOJIBA, programa social do Governo do estado. Oficialmente, a estação mais colorida do ano só começa no dia 22 de setembro, mas por aqui nós já iniciamos um novo ciclo de atividades e apresentações. 

A programação completa da Primavera NEOJIBA foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, pelo diretor-geral do programa, Ricardo Castro. Dentre as ações, está a realização da Gincana BEE250VEN, inspirada nas famosas Gincanas da Primavera, que mobilizaram milhares de estudantes em Salvador, especialmente nas décadas de 1970 e 1980.

 

A Gincana BEE250VEN, que também começa nesta segunda-feira, homenageia os 250 anos de nascimento do genial compositor Ludwig Van Beethoven. O primeiro desafio para os integrantes do NEOJIBA  já está disponível no site https://gincanadoneojiba.wixsite.com/bee250ven. As equipes terão que colocar letra em uma música de Beethoven, contando a história de sua vida ou a do NEOJIBA. 

Os vencedores de cada etapa e as novas tarefas serão anunciadas nas segundas-feiras, até o dia 5 de outubro, quando será lançado o quarto e último desafio. Na última semana da gincana também haverá enigmas-relâmpago.

Este mês também acontece o lançamento da segunda edição do Meninas na Música, realizado pelo NEOJIBA com patrocínio da AVON e apoio do Instituto Avon. O projeto foi criado em 2018 para promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino no universo da música.  Entre setembro e dezembro, serão realizadas masterclasses com musicistas convidadas, aulas públicas e oficinas de geração de renda e de discussão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. 

A live de lançamento do Meninas na Música será nesta sexta-feira, 18/9, às 18h, e será transmitida pelas redes sociais do NEOJIBA. O encontro terá como convidadas Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, com mediação de Fernanda Tourinho, diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA. 

E quem estava sonhando com uma apresentação ao vivo dos nossos integrantes já pode comemorar! Diretamente do Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, o Grupo de Cordas da Orquestra 2 de Julho fará um concerto com regência de Cláudio Cruz, diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O concerto, que não terá a presença de público, será no dia 1 de outubro, às 19h, com transmissão pelo YouTube e obedecendo às normas sanitárias do estado e município. No repertório, o Quarteto de Cordas nº1, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos,  e o Quarteto de Cordas n.11 em fá menor op. 95, Serioso, de Beethoven, adaptados para orquestra de cordas.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 14 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários