Stravinsky brilha no Parque do Queimado!

  • 03 dez, 2019

Stravinsky brilha no Parque do Queimado!

 

A genialidade e a ousadia do russo Igor Stravinsky (1882–1971) foram as principais atrações no recital onde foi apresentada ‘A Sagração da Primavera’, uma das mais conhecidas produções do compositor que também brilhou e marcou época como maestro e pianista. O concerto foi apresentado em versão para dois pianos e percussão. “Esta é a primeira vez que tocamos a ‘Sagração’ em toda a nossa carreira”, destacou o pianista brasileiro Arthur Marden que juntamente com a pianista italiana Viola Cartoni se apresentaram no domingo (1) na sala principal do Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, em Salvador.
 

Participaram ainda os percussionistas do NEOJIBA, Isaac Falcão e Celso Teixeira. “Já estávamos nos preparando antes para fazer esse mesmo concerto na Europa, mas já mostramos aqui no Parque do Queimado”, relatou Arthur. Segundo ele, essa peça que foi feita para um balé, teve imediatamente uma versão para dois pianos. “O próprio Stravinsky escreveu o arranjo para dois pianos, e trouxemos ainda esse arranjo para percussões”, explicou o pianista. Stravinsky é considerado por especialistas como um dos compositores mais importantes e influentes do século XX.
 
COMPLEXIDADE e ENERGIA – Com 33 minutos de duração o balé 'A Sagração da Primavera' (francês: Le Sacre du printemps; russo: Весна священная) estreou em 1913 no Teatro dos Campos Elísios de Paris. Com composição de Stravinsky, coreografia do famoso bailarino russo de origem polonesa, Vatslav Nijinski (1889-1950), e produzido pelo empresário russo, Serguei Diaguilev (1872-1929), para o Ballets Russes. A complexidade e dissonância da obra eram muito arrojadas para época provocando protestos e até luta corporal no teatro, com a intervenção da polícia na época.
 
“Foi um enorme prazer tocar essa composição, senti uma enorme energia e muita conexão com os músicos, os percussionistas Celso e Isaac e o piano de Arthur”, relatou Viola Cartoni. Nascida em Perugia, Itália, em 1991, Viola tem Master of Arts in Music Performance no HEMU Lausanne-Fribourg (Suíça), com o pianista Ricardo Castro, e Master of Arts in Music Pedagogy no CSI de Lugano (Suíça), com Nora Doallo. Já Arthur, nasceu em 1988, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi da École Normale de Musique Alfred Cortot (2007) em Paris, com Edson Elias, e detém mestrado em Performance Pianística pela Haute Ecole de Musique de Lausanne (Suíça).
 
ESTRUTURA e CONCERTOS – Presente, o engenheiro italiano Fabio Pernetti, de 41 anos, acompanhado da esposa, a administradora Fernanda Lopes, de 39, e a filha Cristina de apenas seis, estava entusiasmado. “Além dos concertos, gosto do ambiente arborizado e dos outros espaços, como o Galpão NEOJIBA e as apresentações para crianças”, destacou ele. “Essa foi a minha primeira vez no Parque; fiquei surpresa e encantada com a estrutura do local porque é difícil imaginar que aqui em Salvador temos acesso a um espaço como este”, disse Fernanda.

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente. Fundado pelo maestro Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado.

O Parque do Queimado dispõe de cerca de 10 mil m² de área total, com uma sala de concertos para 170 espectadores e seis salas de ensaio com padrão internacional de acústica, além do Galpão NEOJIBA com capacidade de 250 pessoas na plateia. Também dispõe de segurança e estacionamento próprio. Todos os domingos acontecem concertos gratuitos às 11h. O público deve chegar uma hora antes para obter senhas de entrada. Mais informações são obtidas no Instagram (@neojiba), Twitter (@neojiba) e no Facebook (NEOJIBA).


Comentários