Integrante do NEOJIBA ganha prêmio internacional na Europa

  • 03 nov, 2019

Integrante do NEOJIBA ganha prêmio internacional na Europa

O baiano Jonadabe Batista, de apenas 19 anos, ficou em segundo lugar na 5ª Competição Internacional de Flauta na cidade de Jastrzębie-Zdrój, na Polônia.

 

“O NEOJIBA é um programa que cria, desenvolve e cumpre sonhos”. Essa foi a frase usada pelo jovem Jonadabe Batista, que ainda acha que está vivendo um sonho ao ser o primeiro brasileiro a participar e ficar entre os primeiros lugares na competição de flautas que aconteceu no fim de outubro, na Polônia.

Jonadabe nasceu em Salvador e entrou no NEOJIBA em 2012, com 12 anos de idade, para tocar clarinete na OPE, Orquestra Pedagógica Experimental – formação de orquestra do NEOJIBA voltada para alunos iniciantes. Foi no NEOJIBA que ele passou a estudar música clássica e a ter contato como todos os instrumentos de uma orquestra. Foi a curiosidade pelo instrumento e vendo uma oportunidade de se diferenciar que ele decidiu arriscar uma mudança. “A troca de instrumento foi engraçada. Na época, a OPE ainda não tinha flautista. Eu tinha uma flauta guardada em casa, arrisquei fazer a audição para trocar de instrumento e deu certo”, conta o flautista. As mudanças foram rápidas a partir daí: em 2013, Jonadabe Batista já estava como flautista no NEOJIBA e mudou de orquestra, saiu da OPE para a OCA (Orquestra Castro Alves). Em 2015, passou para a principal formação orquestral do NEOJIBA, a Orquestra Juvenil da Bahia, onde ficou até o ano de 2018, sendo chefe de naipe nos anos de 2017 e 2018. E aí mais uma mudança, no segundo semestre de 2018, ele se passa a morar em Genebra,na Suíça, onde está atualmente cursando o segundo ano do bacharelado na Haute École de Musique de Genebra.

Agora, no fim de outubro, Jonadabe Batista concorreu com outros 12 flautistas, todos europeus, na categoria IV, do Grupo 1, da competição na Polônia e ficou com o segundo lugar. O flautista disse que um prêmio assim é um incentivo: “Ganhar o segundo lugar nesse concurso, com um júri formado por músicos de renome internacional, me encoraja e me dá cada vez mais certeza de que o caminho musical que estou a traçar é o bom caminho.”

Um caminho que começou há 7 anos, no NEOJIBA, um programa do governo do estado, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música, que acredita no desenvolvimento e na integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

O NEOJIBA me deu um rumo de carreira, experiências em diversos aspectos, como instrutor, como músico, como líder, a oportunidade de tocar em inúmeras salas de concerto, com músicos incríveis, entre eles, meu atual professor, o suíço Michel Bellavance. A história não acaba, pois o NEOJIBA continua bem vivo em mim, mesmo com a distância”, completa Jonadabe Batista.

 


Comentários