Caravana Pedagógica em Cachoeira

  • 06 mai, 2019

Nos dias 27 e 28 de abril, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebeu a primeira Caravana Pedagógica de 2019, da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A Filarmônica Minerva Cachoeirana foi a primeira a ser contemplada com 10 horas de prática musical e intercâmbio de saberes, com atividades ministradas por monitores e instrutores dos  Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). As caravanas são ações desenvolvidas pelo próprio programa NEOJIBA para contribuir com a capacitação dos integrantes de projetos musicais membros da Rede de Projetos Orquestrais. 

Ao todo, dez caravanas pedagógicas irão rodar de norte a sul da Bahia, abarcando toda a extensão territorial do estado, incluindo cidades que não tiveram módulos pedagógicos em 2018, como:  Cachoeira, Itiúba, Pé de Serra, Dias D'Ávila, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe. Além dessas, estão no roteiro das caravanas os municípios de Santo Amaro, Juazeiro, Alcobaça e Remanso. 

A vasta programação tem como objetivo contemplar diferentes entidades culturais que fazem parte da Rede, tendo como premissa o ensino e a prática coletiva de música enquanto meios de desenvolver social e prioritariamente crianças e jovens em situações de vulnerabilidade. O projeto cria um ambiente favorável para promover a construção de laços de cooperação entre iniciativas musicais diversas, sediadas numa mesma região, e potencializa o apoio pedagógico que o programa NEOJIBA oferece aos parceiros sediados no interior do estado.


Comentários