Núcleo Escola de Luteria

Foi criado em 2019, mas a história do Núcleo Escola de Luteria começou bem antes.

Em 2008, através de várias ações de colaboração internacional, o NEOJIBA começou a planejar a formação da primeira equipe de luthiers de Salvador. Nesta época, todos os instrumentos do NEOJIBA ainda eram reparados de forma terceirizada, porém já neste período alguns integrantes da Orquestra 2 de Julho mostraram interesse em aprender este ofício. Em 2009, o NEOJIBA enviou à Venezuela alguns integrantes, para que pudessem conhecer as oficinas de luteria do El Sistema, e assim iniciarem o aprendizado em luteria e archeteria. Desta primeira visita ainda está presente, agora como coordenador do Núcleo, o então estudante de luteria David Matos. Já no final do ano de 2009 o NEOJIBA recebe a primeira visita de colaboração do luthier suíço André Marc, capacitando e orientando os jovens integrantes interessados no tema. Em 2010 David Matos é enviado à Suíça para seguir seus estudos, e desde então muitos outros estudantes de luteria foram enviados ao exterior. A partir de 2011 o Atelier Escola de Luteria (AEL) começa a receber jovens bolsistas interessados em aprender este ofício, possibilitando o crescimento constante da luteria do NEOJIBA. No ano de 2014 o atelier de luteria do NEOJIBA dá início ao trabalho na área de sopros, com a visita do luthier suíço Olivier Rohrer, da empresa “Musik Beat Zurkinden AG”
Em 2019, a AEL se tornou o NEL Núcleo Escola de Luteria e conta com 1 coordenador administrativo, 2 coordenadores de área, 5 assistentes em luteria e 18 bolsistas com idades de 18  a 25 anos
Atualmente, os integrantes da NEL que concluíram a formação têm oportunidade de inserção no mercado de trabalho através da criação de oficinas de luteria nos Núcleos Territoriais do NEOJIBA, disseminando os conhecimentos adquiridos para todos o estado da Bahia.

Coordenação: David Matos

Contato:davidmatos@neojiba.org

Endereço: Rua Monte Castelo, Barbalho, Salvador- BA


Fotos principais


Comentários