• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Encontro Estadual do Procec reúne integrantes de projetos musicais de toda a Bahia

Encontro Estadual do Procec reúne integrantes de projetos musicais de toda a Bahia

  • 04 dez, 2023

No começo de dezembro, o Parque do Queimado reuniu cerca de 40 jovens que integram projetos musicais em toda a Bahia para o Encontro Estadual do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (Procec). O encontro aconteceu entre os dias 1 e 3/12 e foi o primeiro presencial desde o fim da pandemia. Os bolsistas participaram de diversas atividades, como aulas de composição e canto coral, além de acompanhar apresentações musicais no Parque do Queimado.

Indira Dourado, coordenadora do Procec, conta que a ideia é que eles multipliquem nos seus projetos tudo que aprenderam por aqui. “Foram dias de muitas trocas. Tenho certeza que eles voltam para casa muito mais ricos de conteúdo musical, de vivências, de informações e de amizades”.  O clarinetista Andrey Costa, que faz parte da Orquestra Clássica Popular de Jequié, participou do encontro e disse que iria voltar para casa inspirado.  “Foi uma experiência totalmente inovadora, a prática em conjunto, a criação, até a apreciação… Foi muito massa. Vai contribuir bastante para o meu projeto. Essa vivência de tocar de manhã, de tarde, você já vai pro hotel pensando: caramba, quando voltar para a minha cidade vou fazer isso lá”. A violinista Lunna Mendes participa do Procec há dois anos e veio de Porto Seguro, onde integra o projeto Ecoar, para participar do Encontro. Ela gostou especialmente das aulas de composição e arranjo. “Achei incrível! A gente criou uma música do nada, um samba, ainda. Foi maravilhoso”. Ela também saiu cheia de atividades para levar aos seus alunos.

O Procec atende integrantes de projetos e iniciativas musicais de todas as regiões da Bahia. Anualmente, é realizada uma seleção pública em que os candidatos apresentam uma proposta de ensino musical que desejem executar na sua cidade ou região. Os selecionados recebem ao longo do ano uma bolsa do NEOJIBA, além de formação e acompanhamento na execução de suas propostas. Em 2023, foram selecionados 40 bolsistas, integrantes de 22 projetos parceiros de 19 municípios baianos.

O programa é uma ação do Multiplica NEOJIBA, que conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola e do FAZCULTURA, através das Secretarias da Fazenda e da Cultura do Governo da Bahia.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20  mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 

 


Comentários