NEOJIBA inaugura novo núcleo no bairro da Mata Escura

  • 05 set, 2023

Nesta terça, 5/9, o NEOJIBA inaugurou mais um Núcleo de Prática Musical, desta vez no bairro da Mata Escura, em Salvador. Atualmente, o programa do Governo da Bahia conta com sete núcleos na capital. O NPM irá receber, inicialmente, 80 crianças e adolescentes, que terão atividades de canto coral, numa parceria com a ACOPAMEC.

O evento de abertura contou com uma aula aberta e com uma apresentação do Coro Infantojuvenil, que emocionou os novos integrantes e seus familiares. A zeladora Rívia de Jesus conta que ficou impactada com o que viu. “Não conhecia o NEOJIBA, só de ouvir falar, mas hoje pude contemplar a maravilha que é esse projeto. Só de ver essas crianças cantando perfeitamente, já me emocionei e já vi minha filha ali. Com certeza tomamos a decisão certa e estamos no lugar certo”. 

O evento também reuniu autoridades, como Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos. “O NEOJIBA é o que nós temos de mais bonito na secretaria. É a nossa aposta no futuro, na cultura, na arte, mas é, sobretudo, nossa aposta no que o belo, o encantamento com a música, podem promover em termos de inclusão, cidadania e direitos humanos. Cada vez que a gente consegue ampliar essa iniciativa, a gente renova nossa esperança no presente dessas crianças, adolescentes e jovens. Esse é um momento de profunda celebração para essa comunidade, que poderá ter aqui nesse espaço a renovação dos seus projetos coletivos de emancipação, liberdade e justiça”. 

Membro-fundador do NEOJIBA, Esdras Efraim será o novo coordenador do núcleo. Ele também é morador da Mata Escura, e está feliz com a possibilidade de trazer excelência musical e transformação social para a sua comunidade. “Nós vamos ter essas crianças cantando e alegrando seus pais, seus familiares, e, obviamente, transformando o entorno. É isso que a gente faz. Eu sei que é algo que vai dar muito certo”. 

Uma dessas crianças e adolescentes será Larissa Açucena, que sempre amou cantar. “Quando descobri que tinha entrado para o núcleo, fiquei muito feliz. Tá sendo uma expectativa muito emocionante e muito legal”.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários