NEOJIBA lança projeto de empreendedorismo para jovens músicos

  • 23 fev, 2023

A inovação é uma das marcas do NEOJIBA. Neste ano, o programa do Governo da Bahia lança mais uma iniciativa inédita, o Acelera NEOJIBA, projeto de empreendedorismo criado para ampliar as oportunidades dos jovens músicos que integram o programa.

Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA e idealizador do novo projeto, explica que o objetivo do Acelera é que o NEOJIBA possa fomentar ainda mais a emancipação de seus integrantes, o que já acontecia por meio da integração social e do ensino e da prática musical coletivos, e que agora acontecerá também por meio de ações de empreendedorismo cultural, fundamentais para quem quer ser artista independente da indústria da cultura. “Temos uma juventude que, além de comprometida, é muito talentosa e criativa, e que só precisa de oportunidades para se desenvolver e participar de forma significativa da vida cultural. Com o Acelera NEOJIBA chegarão mais rapidamente e mais fortes aos palcos da vida”.

Poderão participar do projeto os integrantes do Núcleo Central do NEOJIBA, que serão responsáveis pela concepção, produção e comunicação de eventos musicais. As apresentações irão integrar a famosa série “Domingo no Parque”, que acontece no Parque do Queimado, na Liberdade, nas manhãs de domingo, de março a dezembro. Os projetos selecionados passarão pelo crivo de uma comissão interna, garantindo a excelência dos eventos. Coerentes com o fato de ser uma política pública do Governo do Estado, as apresentações do Acelera NEOJIBA serão totalmente gratuitas, democratizando o acesso à arte para toda a população.

Para a preparação e realização dos eventos, o NEOJIBA colocará gratuitamente à disposição dos projetos selecionados seus recursos materiais e humanos. Os músicos poderão se apresentar na Sala NEOJIBA, que é umas das melhores do Brasil para esse gênero musical. A equipe de comunicação do programa fará a captação de som e imagem de cada evento, oferecendo um produto audiovisual profissional aos artistas.

O Acelera NEOJIBA é financiado com recursos captados pelo IDSM (Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música). Um dos pontos inovadores do projeto é que a remuneração dos grupos musicais selecionados será correspondente à quantidade de público presente nos eventos, desta forma estimulando-os a pensar e implementar estratégias de divulgação com o máximo de eficiência. (a completar).

A primeira apresentação criada nos moldes do Acelera NEOJIBA acontece no próximo dia 12 de março, com sessões às 10h e às 11h.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários