Exposição que conta a história do NEOJIBA chega ao Parque Shopping Bahia

  • 02 jan, 2023

A exposição "Mundo NEOJIBA", que comemora os 15 anos do programa do Governo da Bahia, poderá ser visitada no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, a partir do dia 5 de janeiro de 2023. A mostra, com curadoria do artista visual baiano Vinicius S.A., conta a história dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia por meio de fotos, vídeos e objetos. Ao longo da sua trajetória, o programa tornou-se referência no Brasil e no mundo na promoção de desenvolvimento social por meio da prática musical coletiva, impactando mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens baianos.

A grandiosidade do programa, seu legado e memória serviram de norteadores para a construção conceitual da exposição, aberta pela primeira vez em outubro do ano passado, durante o festival de aniversário do NEOJIBA, no Parque do Queimado, em Salvador. A mostra foi vista por mais de 2 mil pessoas em apenas quatro dias. “Adentrar esse mundo foi uma experiência incrível. Foi impactante perceber a grandeza e a integridade deste programa revolucionário, que muda vidas. Esse tipo de iniciativa é raro, porque combina a excelência artística com a inclusão social, especialmente de crianças negras, da periferia.  Para mim foi algo muito enriquecedor, como artista e como ser humano. Todo mundo tem que conhecer o NEOJIBA”, convida Vinicius.

A exposição apresenta momentos históricos do programa, como as turnês internacionais e encontros com grandes nomes da música do Brasil e do mundo, além de mostrar como o NEOJIBA se estrutura a partir dos 13 núcleos espalhados pela Bahia e as transformações que promove na vida de milhares de baianos. O público também poderá se aproximar do dia-a-dia do programa e conhecer os bastidores da instituição, como o funcionamento dos ateliês de luteria, que reparam os instrumentos dos integrantes.

A exposição "Mundo NEOJIBA" ficará aberta para visitação até o dia 5 de fevereiro, seguindo os horários de funcionamento do Parque Shopping Bahia (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h). A mostra é uma realização da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), ao qual o NEOJIBA é vinculado, e do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), que faz a gestão do Programa, com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e do Parque Shopping Bahia.

 

Exposição Mundo NEOJIBA

Aberta à visitação no Parque Shopping Bahia (Avenida Santos Dumont, 4360 - centro de Lauro de Freitas)

De 5/1/23 a 5/2/23, no horário de funcionamento do shopping (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h).

A entrada é gratuita


Comentários