• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Orquestra 2 de Julho emociona público em último concerto do ano da série NEOJIBA no TCA

Orquestra 2 de Julho emociona público em último concerto do ano da série NEOJIBA no TCA

  • 14 nov, 2022

Na primeira vez em que foi ao Teatro Castro Alves, o barbeiro Luís Henrique Ramos, mais conhecido como Sapo, já subiu ao palco. Na noite deste domingo (13), durante o último concerto do ano da série NEOJIBA no TCA, ele foi chamado pelo maestro Ricardo Castro para entregar o violino de Eliel Santana, spalla da Orquestra 2 de Julho, que havia sido roubado naquela semana. "Foi uma emoção e tanta. Nunca tinha vivido uma coisa dessas. E o concerto foi uma maravilha.  Foi a primeira vez que vi uma coisa assim, tão espetacular. Fiquei deslumbrado", contou. 

Sapo mantém um projeto social no bairro onde mora, em Periperi, e encontrou o instrumento com um reciclador, que o procurou dizendo ter um violão para vender. Na noite anterior, ele havia visto uma reportagem sobre a campanha do NEOJIBA para que o violino do músico fosse devolvido, e logo o reconheceu. Com a ajuda de vizinhos, fez uma vaquinha para que o instrumento pudesse voltar às mãos de Eliel. O barbeiro pôde ver e ouvir de perto toda a beleza desse reencontro durante a apresentação da orquestra. Sapo foi acompanhado pela esposa, Caroline Assunção, grávida de oito meses, e pelo filho, o pequeno Pedro, de 8 anos, que saíram do teatro encantados. "Vamos voltar mais vezes", prometeu Caroline. 

O concerto foi aberto com as "Variações sobre um Tema de Haydn", de Brahms, nas duas versões existentes, a orquestral e a com dois pianos. A direção musical foi de Ricardo Castro, que também tocou piano, ao lado de Arthur Marden. Na sequência, foi a vez do clarinetista esloveno Darko Brlek subir ao palco, para sua primeira apresentação em Salvador. Brlek foi o solista do comovente "Concerto para Clarineta e Orquestra", de Mozart, sob regência do maestro venezuelano Eduardo Salazar. "Parabéns pela excelente organização e pelos excelentes músicos. Gostei muito de tocar com eles e também fiquei muito surpreso e feliz de o teatro estar cheio", contou Brlek. 

A noite foi encerrada com a grande "Sinfonia no 6", de Tchaikovsky, também conhecida como "A Patética". As sinfonias, dizia Tchaikovsky, eram capazes de expressar "tudo aquilo para o qual não existem palavras", e essa foi a última de suas confissões. A obra do compositor russo estreou nove dias antes da sua morte, em 1893, e segue emocionando plateias em todo o mundo.

​​Os concertos da série NEOJIBA no TCA contam com o apoio do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura da Bahia e são uma realização do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários