Emoção marca abertura do novo núcleo do NEOJIBA em Lauro de Freitas

  • 25 abr, 2022

Liliane Santos cresceu com o sonho de aprender música. A oportunidade para ela não veio, mas costumava dizer que quando tivesse um filho, encontraria uma maneira de transformar o desejo antigo em realidade. Quando viu um post no Instagram anunciando o novo núcleo do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, em Lauro de Freitas, ficou radiante e correu para inscrever a filha, a pequena Lara Catherine Ramos, de 6 anos. Ela será uma das 220 crianças e adolescentes que participarão das atividades de iniciação musical, prática orquestral e canto coral do núcleo, centradas na promoção do desenvolvimento social. "A gente está muito feliz. É um sonho realizado", contou Liliane. O que era ausência de oportunidade, virou dúvida de escolha. Lara está decidindo se no futuro irá tocar violino ou piano. 

Elas fizeram questão de chegar cedo à inauguração do núcleo, que aconteceu na manhã do último sábado, 23/4, e puderam assistir a um concerto da Orquestra 2 de Julho, principal formação musical do NEOJIBA. A apresentação teve como solista o flautista suíço-canadense Michel Bellavance e foi regida pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do programa. Na plateia, estavam os novos integrantes do núcleo e seus familiares, além de autoridades convidadas. 

O evento foi realizado na sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil (Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, centro), onde as atividades do núcleo irão acontecer, e foi aberto pelo coordenador Alexandre Guimarães. "Hoje é um dia fantástico, estou muito feliz. Foram muitos meses de trabalho até chegarmos nesta grande inauguração, que faz jus a esse espaço maravilhoso. O núcleo bateu recordes de pré-inscrições, numa clara mensagem de que não só a região de Lauro de Freitas, mas todo o litoral norte desejava muito ter o NEOJIBA aqui".  

Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, pasta ao qual o NEOJIBA é vinculado, também compareceu ao evento e falou da alegria de oferecer mais um núcleo do programa às crianças, adolescentes e jovens baianos. "O núcleo de Lauro de Freitas é mais um presente do NEOJIBA nesses 15 anos. É um programa belíssimo, o mais importante programa brasileiro de inclusão social por meio da música, e que agora consolida-se definitivamente na Região Metropolitana de Salvador". 

O núcleo foi criado em parceria com a prefeitura da cidade. Num discurso emocionado, a prefeita Moema Gramacho contou que a cidade estava recebendo um "presente". "Este evento é da maior grandeza para nós. As nossas crianças, os nossos jovens, os pais, a nossa educação e o nosso social agradecem muito ao maestro e a toda a equipe do NEOJIBA. Nós estamos muito felizes. Um sonho está sendo realizado".

Antes de iniciar o concerto, Ricardo Castro falou do orgulho que sente pelo povo baiano. "É muito importante a gente poder se dar conta daquilo que a gente é capaz de fazer. Nosso povo é incrível, é bom, é forte, e a prova disso é a realização de um programa como o NEOJIBA, a realização de políticas públicas voltadas para todos. Hoje a gente marca o primeiro passo dos próximos avanços do programa. Nós estamos voltando a crescer, e de uma maneira como essa… Não poderia ser mais bonito". 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2324 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários