• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Ópera encenada pelo Coro Juvenil do NEOJIBA retorna ao Teatro Vila Velha para nova temporada

Ópera encenada pelo Coro Juvenil do NEOJIBA retorna ao Teatro Vila Velha para nova temporada

  • 06 dez, 2021

Após o sucesso da estreia de "Dido e Enéias”, a ópera retornou neste final de semana para mais uma temporada no Teatro Vila Velha. Esta é a primeira vez que o Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa social do Governo da Bahia, realiza uma montagem cênico-musical. As apresentações continuam nos dias 12 e 19 de dezembro, sempre às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br/vilavelha.

No primeiro final de semana de apresentações da nova temporada, a ópera lotou o teatro e foi aplaudida de pé pelos presentes nas duas sessões (04 e 05/12). “Acho que tivemos 90% do público chorando no final. A emoção da ópera é forte. Acredito que conseguimos atingir o público. Tem sido muito bonito e até a gente sente essa energia vindo das pessoas”, comentou Lucie Barluet, coordenadora do canto coral do NEOJIBA e responsável pela direção musical e regência da ópera.

A obra do inglês Henry Purcell (1659-1695) estreou em Londres no ano de 1689 e é considerada um dos grandes feitos do período barroco. Dividida em três atos, a ópera conta a história de amor e poder entre a rainha de Cartago Dido, e o herói troiano Enéias, um dos episódios do poema épico “Eneida”, de Virgílio. 

As amigas Aline Barreto e Cecília Vaz foram assistir à apresentação pela primeira vez, a convite da integrante Rosilanda Sena, e rasgaram elogios à produção. “Fabuloso. Incrível, incrível. O final é um negócio que o coração parece que vai sair pela boca”, disse Aline. “Primeira vez que vi uma ópera e achei sensacional, muito bonito. Me arrepiei diversas vezes. Acompanhar a história, a trama e os desdobramentos foi muito lindo”, completou Cecília.

E para os integrantes que vêm participando de todo o processo de preparação, montagem e apresentação, tem sido uma experiência única e enriquecedora. Maya Fernandes, contralto do Coro Juvenil há 4 anos, interpreta uma das bruxas na história de “Dido e Eneias”. Contou que tem sido muito diferente lidar com uma outra arte sem ser a música. "Lidar com o teatro, com a dinâmica do corpo em cena, interagir com o grupo de uma forma mais aberta e estar em um espaço como o Teatro Vila Velha, traz outras perspectivas e aspectos que acabam agregando também na música”.

A montagem tem direção cênica de Márcio Meirelles e direção musical e regência de Lucie Barluet. Para a realização do espetáculo, os integrantes do Coro Juvenil foram divididos em dois elencos. Os personagens principais são interpretados por Maria Fernanda Cardoso e Alexsandra Brasileiro (Dido) e por Iuri Nery e Samuel Ressurreição (Eneias). A ópera conta ainda com a participação de integrantes da Orquestra 2 de Julho.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários