• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas – Orquestrando Futuros comemorou 2º aniversário com duas noites de concertos

Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas – Orquestrando Futuros comemorou 2º aniversário com duas noites de concertos

  • 05 jan, 2021

O Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros, de forma híbrida, comemorou nos dias 05 e 07 de outubro (terça e quinta) seu 2º Aniversário com duas noites de belíssimos concertos. As atividades aconteceram no Complexo Educacional e Cultural da Igreja com transmissão via Facebook do NEOJIBA. 

A abertura do evento foi feita pela Coordenadora do NTN, Gislaine Romana, e contou ainda com a participação virtual do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, que deu as boas-vindas ao público, familiares e integrantes. O secretário fez questão de registrar a importância do Programa NEOJIBA, destacando os benefícios proporcionados pelo projeto como importante política pública de desenvolvimento e integração social na Bahia. 

Na sequência foi a vez dos grupos do NTN Teixeira de Freitas; Quarteto de Cordas, Camerata e dos solos dos instrutores de cordas agudas e de cordas graves que também se apresentaram acompanhando os integrantes. O público pode apreciar canções de Mozart, Botesinni e Vivaldi. A primeira noite foi encerrada com um Duo de Cordas, onde os instrutores Filipe Mota e Rebeca Furtado apresentaram a canção Adios Nonino, do compositor Astor Piazolla.

A segunda noite começou com a participação de Júlio Cesar Paiva, Pastor Presidente da Igreja Batista Memorial, local onde o NTN está sediado, e  com participação do Diretor-geral do NEOJIBA, Maestro Ricardo Castro, que mesmo de fora do país enviou as felicitações e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo NTN. Outro registro de presença foi do Diretor Artístico e Musical do ICED, Maestro Orley Silva, que parabenizou o núcleo e fez questão de reforçar o sucesso da parceria mantida com NEOJIBA.

A programação musical da segunda noite se iniciou com uma tempestade de alegria vinda da apresentação do Coral Infantojuvenil do NTN, e sob a regência do instrutor Thiago Barcelos apresentou ao público canções como “Duba”, de Jordan Constantin, “Bim Bam”, uma canção judaica com arranjo de Shirley McRao, e também as “Vinhetas de Maracatu”, de Dímas Sedicia e Antônio Nóbrega. O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Srº Carlos Martins, assim como na terça-feira,  participou da segunda noite de comemorações e mais uma vez parabenizou integrantes,  familiares e equipe do NEOJIBA pelo sucesso. 

A noite de celebração contou com a participação dos titulares das diretorias Educacional e Musical do NEOJIBA, José Henrique de Campos e Eduardo Torres, e da Deputada Estadual, Maria Del Carmen. Eles fizeram questão de parabenizar o NTN pelos seus dois anos de sucesso. Entre os convidados da noite foi registrada a presença dos representantes da Prefeitura de Teixeira de Freitas, Ricardo Aguiar,  Diretor de Cultura, e também do Chefe de Gabinete do Secretário de Assistência Social, Fredson Lacerda, Presidente da Ong Escuta a Mente, Josélia de Souza, representante da UNEB, Guilhermina Bessa, e também do Coletivo de Artes Motirô,  na pessoa de Solange Nogueira.

Após as falas dos convidados a programação musical seguiu com a apresentação da Camerata do NTN, que contou com a participação de músicos convidados do nosso parceiro ICED. Fechando a noite tivemos uma belíssima apresentação da Orquestra Infantil do NTN que apresentou as canções do tema de “A Pantera Cor de Rosa”, sob regência do instrutor Filipe Mota, com participação de integrantes e dos instrutores Rebeca Furtado, Evanio Evangelista, Matheus Oliveira e  Thiago Barcelos. No encerramento, após pedidos de “bis” da plateia, foi apresentada a canção “Asa Branca”, com a regência do Maestro Orley Silva.

Além dos concertos, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros celebrou o segundo aniversário com o início das atividades do primeiro Ateliê Escola de Luteria do Extremo Sul, com a oferta de curso básico com duração de dois anos. Os 4 integrantes bolsistas da área técnica iniciaram as atividades de formação onde irão aprender técnicas de reparo e ajustes básicos em instrumentos de cordas friccionadas e arcos. O projeto do Ateliê Escola do NTN conta com o apoio da “ELETROBRAS – Ateliê Escola de Lutheria Teixeira de Freitas - Programa NEOJIBA - Convênio ECV-PRCS-001/2019. 

Criado em 2019, a partir da experiência de sucesso do ICED, atualmente o NTN Teixeira de Freitas Orquestrando Futuros, desenvolve atividades musicais para cerca de 160 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 32 bairros da cidade de Teixeira de Freitas, além de desenvolver importante papel territorial no apoio a projetos e iniciativas musicais parceiras por meio das ações territoriais. 

O NTN de Teixeira de Freitas faz parte do programa NEOJIBA. Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.


Comentários