NTN Vitória da Conquista celebra segundo ano de aniversário com recital on-line

  • 05 out, 2021

Em um recital on-line marcado por apresentações de músicas infantis e peças de concerto, o Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) Vitória da Conquista celebrou, na noite desta segunda-feira (04/10), os seus dois anos de história. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do NEOJIBA, no Youtube, contou com a participação de autoridades, parceiros, colaboradores e famílias atendidas pelo Núcleo, que deixaram suas mensagens de felicitações ao NTN. 

Alcis Souza e Marli Santos, pais das integrantes Júlia Souza e Cecília Souza, agradeceram pela existência do NEOJIBA em Vitória da Conquista e destacaram que o programa tem contribuído significativamente para o crescimento das suas filhas. “Temos visto elas evoluírem a cada dia. Toda a equipe do Núcleo tem nos ajudado muito nesse período tão difícil”, disse Marli. “A música gera muitos sentimentos bons e muda pessoas”, acrescentou Alcis. 

Durante o recital, que teve como tema o Dia da Criança, integrantes das turmas de Canto Coral do NTN Conquista apresentaram canções clássicas de grandes filmes de animação do cinema mundial, como "Aladdin", “A bela e a fera” e "Viva: a vida é uma festa". O sentimento de nostalgia tomou conta do público de vez, quando integrantes das turmas de Metais do Núcleo tocaram a música “Superfantástico”, de Edgard Poças. 

Houve ainda apresentações das turmas de Cordas Graves e Agudas. A composição “Shimbalaiê” foi gravada, presencialmente, na Casa Memorial Régis Pacheco, pelo Quinteto de Cordas do NTN, formação musical que retomou as atividades presenciais no espaço, cedido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. As demais formações e turmas aguardam autorização do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, onde o Núcleo está sediado, para retornarem na modalidade híbrida.

O coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista, João Omar de Carvalho Mello, abriu o evento saudando as autoridades presentes e aproveitou a oportunidade para parabenizar o Governo do Estado pela seriedade, empenho e respeito com a vida das pessoas na condução da pandemia da covid-19 na Bahia. Em meio a esse difícil período, o NTN conquistou avanços, como a ampliação do atendimento direto para 196 integrantes e a formação de uma rede de psicólogos parceiros composta por 11 profissionais.

Presente no recital, a diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA, Fernanda Tourinho, destacou conquistas do Núcleo que ainda estão por vir, como a instalação de um Ateliê de Luteria e a realização de um Intercâmbio, em Salvador, entre o NTN Conquista, o Núcleo de Prática Musical (NPM) Jequié - Cidade Sol e o Núcleo Central NEOJIBA (NCN). Essa atividade acontece entre os dias 13 e 17 deste mês e integra a programação de aniversário do NEOJIBA, também celebrado em outubro. 

A instalação da Luteria e o Intercâmbio são algumas das principais ações viabilizadas por uma emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, que apoia o NTN Conquista desde sua inauguração, em 2019. “Eu tenho colaborado regularmente com o NEOJIBA, através da destinação de recursos de emendas parlamentares. E a nossa intenção é continuar apoiando não só o Núcleo de Vitória da Conquista”, afirmou Waldenor. 

Outros parceiros e apoiadores do NTN marcaram presença no Recital de Aniversário, entre eles o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Vitória da Conquista, Xangai. Segundo ele, o reconhecimento do valor que a arte possui é algo evidente no trabalho desenvolvido pelo NEOJIBA no município. “É dar a crianças e jovens a chance de mostrarem os seus talentos. Uma sensibilidade aflora na nossa pele, no nosso coração e em nossa consciência quando a gente se depara com a beleza de um programa dessa grandeza”, disse.

O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo da Bahia, Carlos Martins, foi a última autoridade presente a deixar suas felicitações de aniversário para o NTN Conquista. Ele agradeceu à equipe do Núcleo pela dedicação ao trabalho desenvolvido junto ao público infantojuvenil no sudoeste baiano. Além disso, fez um agradecimento especial aos integrantes e famílias atendidas pelo NTN.

“São dois anos de alegria. Infelizmente, tivemos uma pandemia que tirou o convívio entre todos nós. Mas esses meninos não deixaram de brilhar. O Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) fez questão de manter toda a estrutura dos Núcleos. Rapidamente, passamos a realizar várias ações de forma remota. É isso que nos deixa muito contentes. O NEOJIBA é um programa de inclusão social através da música e nós ficamos muito orgulhosos do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista”, afirmou o Secretário.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos de atuação, o NEOJIBA já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários