• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Live de Aniversário marca dois anos do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana com retomada das apresentações presenciais

Live de Aniversário marca dois anos do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana com retomada das apresentações presenciais

  • 30 set, 2021

Após um ano e meio de concertos online, o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini retomou as apresentações presenciais com a Live de Aniversário: dois anos tocando histórias. No evento, realizado na última quinta-feira (30), se apresentaram a Orquestra de Câmara, a Orquestra Iniciante e formações em duplas de jovens integrantes.

A apresentação aconteceu na sede do NTN Feira, no Centro Social Urbano (CSU), ainda sem a presença de público in loco. Para viabilizar o alcance da plateia feirense e parceiros, a Live de Aniversário foi transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do programa NEOJIBA. 

Ao vivo pela primeira vez após declarada a pandemia de Covid-19, a live marcou o retorno dos integrantes à apresentação coletiva presencial. Para Victório Henrique, violoncelista e Multiplicador Territorial de canto coral, a sensação no momento foi de renovação. “Acredito que a melhor palavra para resumir o que senti seja renovação. O sentimento de nostalgia ao lembrar como eram os concertos antes da pandemia, misturado com a alegria de encontrar amigos que já não via há tanto tempo”.

Em meio a um período de ensino híbrido, o Núcleo, que completa dois anos de formação com a estrutura territorial, coleciona avanços nos últimos anos. Entre eles, estão a ampliação do atendimento direto para 210 integrantes, criação do primeiro Ateliê de Luteria do interior do Estado, ações territoriais a mais de 20 parceiros dentro do Território de Identidade Portal do Sertão, consolidação e ampliação das parcerias institucionais, entre outras atividades.

Coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana, Gustavo Laporte se orgulha das conquistas alcançadas. “Essas ações são resultado de um processo de consolidação do programa NEOJIBA como referência musical e pedagógica na região. Ampliar o alcance significa trabalhar com mais crianças, adolescentes e jovens, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento ao público infanto-juvenil em toda a cidade.”

Os avanços a partir da ampliação da estrutura do Núcleo também foram sentidas pelos integrantes. Tauana Nunes, flautista e Multiplicadora Territorial do naipe de madeiras, integrante do programa NEOJIBA desde o início de 2019, aponta que as mudanças são visíveis. “Eu senti a mudança na nossa organização, agora passamos a abranger mais lugares e nossa orquestra cresceu muito!”.

A comemoração de dois anos de formação da estrutura territorial do Núcleo feirense passeou pelas salas onde acontecem as práticas musicais das crianças, adolescentes e jovens integrantes. No repertório, estavam músicas eruditas e populares, como "Serenata para Cordas", de Norman Leyden, e o choro "Vou Vivendo", de Pixinguinha.

Além das interpretações musicais, a tarde também foi marcada por depoimentos de parceiros, apoiadores e patrocinadores do NTN Feira. Entre eles, o Deputado Federal Zé Neto, apoiador do programa NEOJIBA na cidade e responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para a aquisição de novos instrumentos musicais para o Núcleo feirense no último ano. “Liberamos R $200 mil de emenda parlamentar do nosso mandato para ajudar com a compra de instrumentos e equipamentos de infraestrutura e vamos continuar apoiando. Contem sempre conosco para continuar sonhando, lutando e acreditando nesse trabalho espetacular que é realizado pelo NEOJIBA!”.

Ao final da Live de Aniversário, o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo da Bahia, Carlos Martins, teceu elogios ao trabalho com o público infanto-juvenil. “O Programa NEOJIBA é símbolo de um programa social que deu certo e proporciona a jovens e adolescentes a oportunidade de conhecer um outro mundo. Um outro mundo é possível sim através da inclusão, através da música.” E concluiu, agradecendo: “Quero fazer meu agradecimento a toda a equipe, a todos que constroem no dia a dia o Núcleo Territorial de Feira de Santana e mais especialmente a vocês, jovens e familiares que constroem essa alternativa do mais exitoso programa de inclusão social através da música que é desenvolvido no Brasil.”

Sobre o NEOJIBA

O NTN Feira de Santana- Antônio Gasparini é um Núcleo Territorial do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia criado em 2007, e que promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 


Comentários