NEOJIBA retoma as apresentações com a presença de público

  • 14 set, 2021

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, realizou apresentações abertas ao público. O recital de música de câmara foi apresentado por integrantes da Orquestra 2 de Julho, do Coro Juvenil e coordenadores do programa. O evento foi realizado no Parque do Queimado, na Liberdade.

Para evitar aglomerações, o concerto seguiu todos os protocolos sanitários vigentes, contando com plateia reduzida, distanciamento entre as cadeiras, dentre outras prevenções. O evento também foi transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook.

O integrante do Coro Juvenil João Marcelo Nascimento foi quem abriu o recital, encenando um trecho do primeiro ato da ópera "Dido e Enéas”, do compositor inglês Henry Purcell, cuja montagem completa será apresentada na comemoração de aniversário de 14 anos do programa, em outubro. Ele afirma que “lavou a alma” após esse retorno ao palco. “Está sendo muito incrível. É o meu primeiro concerto depois de 2 anos sem público. Sentir a energia do público é renovador!”. 

Em seguida, a plateia pôde escutar peças de grandes compositores, como Giovanni Bottesini, Benjamin Britten, César Guerra Peixe, entre outros, interpretadas por coordenadores e integrantes da Orquestra 2 de Julho.

A servidora pública Indiamara foi acompanhada do seu marido e filho. Ela conta que a última apresentação do NEOJIBA que ela esteve presente foi em 2019, no “Carnaval dos Animais”, e que estava contando os dias para essa volta. “Estava muito ansiosa pelo retorno, porque as crianças gostaram muito da última vez que viemos. Essa oportunidade de vivenciar a música com a família é importante para a gente”. 

A manhã do domingo (12) foi encerrada com a fluidez das melodias e da mistura dos sentimentos, representadas pelo retorno das apresentações presenciais com público, com os integrantes do naipe de cordas tocando o primeiro movimento do Octeto em Mi bemol maior, do compositor alemão Felix Mendelssohn.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários