• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Público volta ao Parque do Queimado na abertura da nova série em homenagem a Beethoven

Público volta ao Parque do Queimado na abertura da nova série em homenagem a Beethoven

  • 06 set, 2021

A espera foi longa, mas não poderia ter sido melhor recompensada. Mais uma vez, o NEOJIBA sai na frente e, pela primeira vez desde o início da pandemia, o público soteropolitano pôde assistir a concertos ao vivo, voltando ao Parque do Queimado para presenciar a abertura da nova série do programa social do Governo da Bahia, batizada de Beethoven 250+. No primeiro fim de semana de setembro, dois dos maiores intérpretes brasileiros da atualidade, o pianista baiano Ricardo Castro e o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, apresentaram todas as obras compostas por Ludwig van Beethoven (1770-1827) para violoncelo e piano. Os concertos aconteceram em duas sessões no sábado (4/9) e em sessão única no domingo (5/9), seguindo todos os protocolos sanitários vigentes em Salvador.

Em 2020, o NEOJIBA havia preparado uma extensa programação para celebrar os 250 anos de nascimento de Beethoven, mas os planos tiveram que ser adaptados por conta da pandemia. O sinal que acompanha o nome da nova série tem um duplo significado, explica Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA. "O mais (+) significa que vamos unir Beethoven, esse compositor eterno, atemporal, a outros compositores que foram influenciados por ele, mas também simboliza o curativo que nos ajudará a tratar as feridas dessa pandemia. Temos um mundo pela frente. Fizemos este primeiro evento, para convidados, e temos uma bela programação, que será anunciada em breve. Esperamos estar nos palcos, inclusive durante as festas de fim de ano, com muita música e beleza para a população de Salvador". 

Antonio Meneses, que também participaria da programação original de homenagens a Beethoven, ficou feliz com o convite para se reencontrar com a série e com o NEOJIBA. "É realmente uma pena que no ano passado nós não pudemos realizar esse projeto tão bonito, mas aí de repente apareceu essa oportunidade e foi muito bacana. Pude conhecer a nova sala de vocês, que está linda, com uma acústica maravilhosa. É uma coisa fantástica o que vocês estão fazendo aqui. Fico muito feliz de que haja esse lugar onde as pessoas aprendam e se comuniquem através da música. Isso é muito bonito".  Meneses também falou da alegria de se apresentar mais uma vez para o público. "Já toquei em alguns concertos presenciais, não é a primeira vez, mas realmente houve um vácuo que foi quase que doloroso, de não poder apresentar aquilo com que a gente trabalha. Essa é a vida do músico, estar em contato com seu público. Fiquei muito contente com mais essa oportunidade". 

O sentimento foi compartilhado por quem esteve no Parque do Queimado. O geólogo Ismael Trindade Neto estava sentindo falta até do ritual de se arrumar para sair de casa. "Depois de tanto tempo de reclusão, pandemia, a gente poder respirar um pouco né, e respirar arte, é uma alegria muito grande. É muito bom voltar a fazer coisas que a gente curtia antes da pandemia. E sendo um concerto do NEOJIBA, não poderia ser melhor". Ismael estava acompanhado da advogada Patrícia Falcão, que visitava o parque pela primeira vez. "Fiquei muito feliz de saber que um espaço da época de Dom Pedro II foi recuperado para uma finalidade tão bacana. O lugar é muito agradável, então arte nesse espaço acho perfeito. Estou muito alegre de estar aqui. Conheço o NEOJIBA há muitos anos e para mim como baiana é um orgulho saber que esse projeto existe e está crescendo, se fortalecendo. É uma honra".

Eles foram presenteados com apresentações inspiradas, que deixaram o violonista Diego Esteves "extasiado". "É uma maravilha poder voltar a ver um concerto presencial. E com Ricardo Castro e Antonio Meneses, não poderia ser diferente. Foi fantástico. É formidável o som e as sutilezas que grandes intérpretes conseguem fazer no palco.  Saio daqui extasiado, eu e minha família, porque realmente foi um deleite".

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários