• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Em menos de um mês, o NEOJIBA Sem Fronteiras tem mais de 1.200 estudantes inscritos

Em menos de um mês, o NEOJIBA Sem Fronteiras tem mais de 1.200 estudantes inscritos

  • 30 abr, 2021

Pouco mais de vinte dias após ter sido lançado oficialmente, o NEOJIBA Sem Fronteiras já se espalhou pelo país. Neste período, mais de 1.200 estudantes de 21 estados e do Distrito Federal se inscreveram na plataforma criada pelo NEOJIBA (programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia) para democratizar o ensino de música no Brasil. Outros 9 alunos estão acompanhando as aulas no exterior, em Moçambique e no Chile.  

O NEOJIBA Sem Fronteiras oferece 28 cursos online gratuitos de diversos instrumentos, sem limite de vagas nem seleção prévia. Até o momento, os cursos mais procurados são os de canto coral, violão, linguagem musical e violino. A grande maioria dos inscritos vive na Bahia e 13% deles são estudantes da rede pública de ensino.

Para se inscrever, basta se registrar no site neojiba.org/neojiba-sem-fronteiras e depois escolher qual curso deseja acompanhar. As videoaulas são gravadas pelos coordenadores pedagógicos, instrutores e monitores do NEOJIBA, especialmente para a plataforma. Pessoas de todas as idades são bem-vindas. O estudante mais experiente a se inscrever resolveu aprender música (ou aprimorar seus conhecimentos) aos 72 anos. 

Seguindo o maior lema do NEOJIBA, o "Aprende quem ensina", os estudantes da plataforma terão a oportunidade de crescer juntos avaliando uns aos outros, por meio de vídeos enviados por eles. O desenvolvimento da aprendizagem também será medido por avaliações com perguntas objetivas. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado. 

O NEOJIBA Sem Fronteiras foi lançado no dia 8 de abril, em uma live no Facebook que contou com a presença do governador Rui Costa.  A plataforma carrega os 13 anos de experiência do NEOJIBA com o ensino e a prática musical coletivos e o aprendizado acumulado durante o primeiro ano do NEOJIBA ONLINE, criado em março de 2020, logo após a suspensão temporária das atividades presenciais, em razão da pandemia. Neste período, os 1970 integrantes do programa participaram de mais de 21 mil horas de aulas virtuais e de  81 masterclasses com artistas consagrados do Brasil e do exterior. 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários