Plataforma NEOJIBA Sem Fronteiras está aberta para todos

  • 09 abr, 2021

A primeira live do ano do NEOJIBA, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, aconteceu na noite da última quinta-feira, 8/4, através do facebook e trouxe uma notícia muito esperada por muitos que acompanham o programa nos concertos ou redes sociais. Foi lançado oficialmente o NEOJIBA Sem Fronteiras, uma plataforma online inovadora que busca democratizar o ensino de música no Brasil.

O lançamento foi transmitido direto da sede do programa no Parque do Queimado e teve ainda na sala virtual da live as presenças do governador Rui Costa, do maestro, pianista e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro e do diretor educacional José Henrique de Campos. Além deles, estavam também o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins e a presidente da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Programa NEOJIBA, Ana Vilas Boas.

Um dos responsáveis pela criação da nova ferramenta de ensino, José Henrique iniciou a transmissão falando sobre a importância da busca pela excelência musical. “Estudar um instrumento ou cantar nos leva para outros lugares, faz com que a gente se sinta bem, se sinta criativo, que a gente se sinta capaz de criar coisas belas. Então é importante que você busque a excelência musical o tempo todo, a cada sessão de estudos, a cada melodia, a cada nota musical emitida, busque sempre o seu melhor, busque sempre aquilo que você tem de mais importante”.

A plataforma está no site neojiba.org e conta com diversos cursos voltados da área musical separados por módulos e naipes, onde qualquer pessoa pode se inscrever. Os cursos são gratuitos, sem seleção prévia e poderão ser realizados durante todo o ano até dezembro, quando as inscrições param para avaliação do sistema e retornam em 2022. Inicialmente, são dois módulos de cada curso, mas a intenção é que sejam 5. E outra novidade anunciada na live: em breve qualquer pessoa do mundo poderá participar das aulas, que serão traduzidas para o inglês.

O diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, lembrou que novamente o NEOJIBA traz inovações.“O NEOJIBA Sem Fronteiras é uma plataforma pioneira no Brasil, que poderá ser acessada de qualquer lugar da Bahia e de qualquer lugar do mundo, tendo somente um aparelho conectado à internet. Você vai poder desenvolver suas habilidades em canto, em instrumentos musicais e teoria musical”.

Já o governador da Bahia, Rui Costa, chamou a atenção para a importância das artes   nesse período. "Nesse momento difícil que a humanidade atravessa, a música, o canto, as artes podem nos dar esperança de que logo, logo essa pandemia vai passar. Esperança de que saímos dela tendo uma humanidade mais fraterna, mais feliz, mais solidária. A música e as artes são elementos fundamentais da estrutura do que é o ser humano”. 

O NEOJIBA precisou de apenas 48h para se reestruturar após a suspensão das atividades presenciais em março de 2020. Todas as atividades do programa passaram a ser online e as aulas continuam para os 1970 integrantes dos 13 núcleos do NEOJIBA. Já em 2020, o NEOJIBA Sem Fronteiras começou a ser planejado. Foram meses de estudos, preparação e trabalho dos instrutores e coordenadores dos núcleos de Salvador e do interior da Bahia para construir um projeto de real excelência e aprendizado.

André Felipe, coordenador do NEOJIBA Sem Fronteiras, explicou que a plataforma é acessível para qualquer pessoa que queira aprender música“O que o NEOJIBA e a plataforma oferecem? Primeiro a metodologia do programa, isso só a gente consegue ensinar, o nosso plano pedagógico, o plano pedagógico de cada instrumento. E outra coisa, é esse caminho claro no desenvolvimento do músico, no desenvolvimento da pessoa que quer aprender algum instrumento. Então, a plataforma vai ser de maneira autônoma uma forma de aprender música”.

Para se inscrever, é só clicar neste link. Lembre-se de ler todas as instruções e se cadastre na plataforma antes de prosseguir com a inscrição no curso escolhido.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à SJDHDS e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários