Para 99,4%, NEOJIBA afeta positivamente a vida dos baianos

  • 01 mar, 2021

Entre outubro e dezembro de 2020, o NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) realizou uma pesquisa para medir o índice de satisfação e aprovação do público com suas atividades e apresentações. Ao todo, 780 pessoas responderam o formulário, disponibilizado nas nossas redes sociais.  Os índices registrados pelo levantamento impressionam. Para 99,4%, o NEOJIBA afeta positivamente a vida das pessoas, num claro reconhecimento de que o programa vem cumprindo a missão de promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletivos.

A pesquisa também mostrou que 97% estão satisfeitos com o NEOJIBA, reconhecido por 85% como um programa educativo, artístico e social. A maioria do público (66%) conheceu o NEOJIBA por meio de amigos e familiares. Eles acompanharam as apresentações realizadas pelos integrantes no ano passado, quase todas online, e 87,7% avaliaram os concertos e recitais como excelentes ou muito bons.

Esse alto índice de engajamento também pode ser medido pela interação com as redes sociais do programa. A vasta maioria (78,4%) segue os canais do NEOJIBA para acompanhar as atividades, especialmente pelo Instagram (60%).

A Pesquisa de Satisfação é realizada todos os anos pelo NEOJIBA e tem como objetivo subsidiar e aprimorar as ações do programa, promovendo um espaço participativo de avaliação e escuta junto ao público. No ano passado, por causa da pandemia da COVID-19, a pesquisa foi feita de forma online. O levantamento contou com o apoio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, por meio do professor Sergio Sobreira, orientador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários