Conheça os vencedores da primeira edição do Prêmio NEOJIBA

  • 17 dez, 2020

Nesta quarta, 16 de dezembro, data aceita pela maioria como dia do nascimento de Beethoven, aconteceu a última apresentação de 2020 da Orquestra 2 de Julho, durante a qual também foi realizada a primeira edição do Prêmio NEOJIBA, criado para valorizar os integrantes que mais se destacaram neste ano desafiador. 

O grande momento da noite foi a revelação do Prêmio Beethoven. O ganhador foi Davi Calmon, trompista da Orquestra 2 de Julho, que ganhou um ano de estudos musicais na Suíça, com todas as despesas pagas. 

Ao todo, foram cinco categorias e 14 integrantes premiados, entre vencedores e menções honrosas (veja, abaixo, a lista completa). Eles ganharam smartphones, notebooks, estantes de partitura, caixas de som, vale-compras em lojas de instrumentos e até um passeio para a Praia do Forte. 

Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, contou que nenhum dos integrantes do programa sabia que estava concorrendo à premiação. "Os nomes foram indicados pelos coordenadores pedagógicos e de núcleos que fazem o acompanhamento dos integrantes durante o ano. Depois, houve uma votação final para a escolha dos ganhadores. O prêmio valoriza os que foram destaque nesse ano como exemplos do 'Aprende quem ensina' e do 'Lugar de plateia é no palco', lemas estruturantes no NEOJIBA".  O maestro também agradeceu aos conselheiros, associados e parceiros do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) pelas doações que possibilitaram a existência do prêmio. 

O diretor educacional do NEOJIBA, José Henrique Campos, apresentou a categoria "Integrante", na qual concorreram todas as 1950 crianças, adolescentes e jovens que são atendidos diretamente pelo programa. "Para a equipe, foi muito difícil chegar em apenas alguns nomes. Todos estão de parabéns, porque compraram a ideia de participar e de continuar fazendo música nesse momento tão difícil”. 

Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, anunciou o Prêmio Beethoven e falou sobre a importância de o NEOJIBA ter mantido as atividades neste ano marcado pela pandemia e pelo distanciamento social. "Nossa missão agora é insistir naquilo que a gente acredita. O NEOJIBA fez tudo para que a música não parasse, para continuar com essa atividade tão bonita, que enriquece a todos nós. Temos neste momento a oportunidade histórica de mudar para melhor o futuro das pessoas. Não tem pandemia que derrube a gente".

A premiação aconteceu durante o concerto de fim de ano da Orquestra 2 de Julho, que reuniu os integrantes de cordas e percussão. Eles apresentaram peças de compositores como Alberto Nepomuceno, Chiquinha Gonzaga, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Beethoven, grande homenageado da noite, com regência de Helder Passinho e Eduardo Torres. O concerto emocionante, que já tem mais de cinco mil visualizações, contou com patrocínio da Solar Coca-Cola e segue disponível na página do NEOJIBA no Facebook. 

Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio NEOJIBA:
 

1- Prêmio PROMS

1.1 Categoria Conectividade 

      Vencedora: Mariana Herwans M. de Oliveira (O2J - Oboé)

1.2 Categoria Criatividade e Inovação 

      Vencedora: Gabriela Dalcom de Oliveira (O2J - Iniciação Musical)

1.3 Categoria Participação

      Vencedora: Taciane Silva Brito (OCA - Iniciação Musical)

1.4 Categoria Excelência Musical

      Vencedora: Franca Daniela Marcano Ledezma (O2J - violino)

 

2- Prêmio Apadrinhe

2.1 Categoria Criatividade e Inovação

      Vencedor: Paulo Martins de França (Coro Juvenil)

      Menção honrosa: Tauana Santos Nunes da Cruz (Feira de Santana - Flauta transversal)

2.2 Categoria Participação

     Vencedor: Paulo Silva dos Santos (OCA-Trombone) 

 

3 - Prêmio Integrante 

3.1 Categoria Participação

     Vencedor (empate): Thiago da Silva Queiroz Nascimento (Bairro da Paz - clarineta/saxofone) e Isaias Roberto Pereira de Souza (OPE -  Contrabaixo)

     Menções honrosas: Doralice Bastos Santos Neta (SESI - clarineta) e Samara dos Santos Pereira (canto coral)

3.2 Categoria Excelência Musical

      Vencedora: Ana Vitória Ribeiro Santana (CESA - violino)

      Menção honrosa: Willian Pereira Rocha (Teixeira de Freitas - viola)

 

4- Categoria Melhor Núcleo do NEOJIBA

     Vencedor: NTN Feira de Santana 

     Menção honrosa: NPM Canto Coral 

 

5- Prêmio Beethoven

    Vencedor: Davi Calmon Ramos (O2J - trompa)

Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários