Recitais de Fim de Ano do NEOJIBA movimentam fim de semana

  • 14 dez, 2020

O  NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) está encerrando 2020, um ano tão desafiador para todos, com uma série de recitais que carregam na música uma mensagem de esperança por dias melhores. Só neste fim de semana, foram seis apresentações, com a participação de integrantes de Salvador e do interior do estado.

 

No sábado, 12/12, às 11h, os trompetistas do Núcleo Central do NEOJIBA apresentaram peças de compositores como James Stephenson, Eric Ewazen, Andrew Lloyd Webber e Gilson Santos, com transmissão ao vivo do Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa. O evento foi conduzido pelos integrantes William e Alana Rana e contou com patrocínio da Solar Coca-Cola.

O instrutor David Martins foi o mestre de cerimônias do recital de percussão, que aconteceu na manhã de domingo (13/12) e também foi transmitido ao vivo do Parque. O evento reuniu integrantes das orquestras do NEOJIBA. Eles apresentaram peças de dois compositores brasileiros contemporâneos, o primeiro movimento do “Concerto de Vibrafone”, do carioca Ney Rosauro, e o “Pagodão Suingueira Dub”, do baiano Alexandre Espinheira. Ney e Alexandre participaram do recital, comentando suas criações. A manhã teve ainda o “Concerto For Timpani and Percussion Ensemble”, do norte-americano John Beck, e terminou com o sucesso “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, em comemoração ao vídeo que viralizou com uma apresentação da peça pela Orquestra 2 de Julho, em Paris. O recital também foi patrocinado pela Solar Coca-Cola. 

Ao fim da tarde de domingo, às 16h, foi a vez do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista mostrar, num clima de retrospectiva, os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes ao longo do ano. O recital, comandado pela instrutora Cláudia Santos, contou ainda com depoimentos de familiares e integrantes. "Estamos encantados com o NEOJIBA, um projeto público voltado a crianças e adolescentes e que se preocupa não somente com a formação musical, mas com o desenvolvimento pessoal e cidadão desses meninos. Gostaria de agradecer a todos os profissionais envolvidos no programa. Chegamos ao final do ano ainda mais fortalecidos", disse Gilvana Padre, mãe de Caetano e Saulo.

Outros recitais que marcaram o fim de semana foram o de clarineta (na sexta, 11/12, às 18h), trombone e tuba (sábado, 12/12, às 18h) e flautas (domingo, 13/12, às 18h). 

Os Recitais de Fim de Ano vão até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com transmissão pela página do NEOJIBA no Facebook. 

 

Confira a programação:

14/12 - Recital do Coro Juvenil - 18h

15/12 - Recital do NPM Nordeste de Amaralina - 18h

15/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros - 19h

16/12 - Recital ao vivo da Orquestra 2 de Julho, com integrantes de cordas e percussão - 19h30

18/12 - Recital do NPM Cordas Dedilhadas - 18h

23/12 - Recital do Coro Infantil - 18h

24/12 - Recital do Coro Infantojuvenil com repertório natalino - 18h

 

Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários