• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Recital da Orquestra 2 de Julho reúne compositores, arranjadores e jovens maestros do NEOJIBA

Recital da Orquestra 2 de Julho reúne compositores, arranjadores e jovens maestros do NEOJIBA

  • 07 dez, 2020
O recital desse domingo (6/12) dos integrantes de cordas e percussão da Orquestra 2 de Julho abriu espaço para os compositores, arranjadores e jovens maestros do NEOJIBA. Foi uma noite emocionante, com muitas estreias.  

A apresentação começou com “Retórica em Ré Dórico”, de Jamberê Cerqueira, regida pelo bolsista Breno Albuquerque, de apenas 16 anos, e seguiu com “The Fool on The Hill”, dos Beatles, com regência e arranjo de Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo CESA, em Simões Filho. Depois, foi a vez do maestro Marcos Rangel sentir aquele frio na barriga com a estreia de “3 Bagatelas”, composta por ele e regida por Guilherme Teixeira, coordenador de violino, que pela primeira vez esteve à frente da O2J. O bolsista Leonardo Oliveira, violinista da orquestra, viveu a mesma emoção regendo “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, a quem deu um novo arranjo com direito a sons de grilos e uma máquina do vento.  
As mulheres também marcaram presença com o arranjo para “Forró Apimentado” (Armando Batista), da instrutora Dóris Leandra, regida por outro estreante, o bolsista e violista da O2J Antonio Cruz, e com a primeira exibição da peça “Casas”, composta e regida pela instrutora Elisa Rangel. 
Entre uma apresentação e outra, os músicos conversaram sobre as obras com Renata D’Urso, assessora de Direção Musical e mestre de cerimônias do evento. O recital foi transmitido ao vivo, diretamente do Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, e contou com patrocínio da Solar Coca-Cola. 
 
Trompas, oboé, fagote
O fim de semana teve ainda outras duas apresentações dentro da programação de fim de ano do NEOJIBA. No sábado (5/12) pela manhã, a classe de trompas das orquestras do Núcleo Central apresentaram um repertório variado, com peças de compositores como Mozart, Tchaikovsky e Cherubini, acompanhados por Arthur Marden ao piano. O evento também teve patrocínio da Solar Coca-Cola. 
Pela tarde, foi a vez de os integrantes de palhetas duplas (oboé, fagote e corne inglês) mostrarem o que aprenderam ao longo do ano, num programa que foi do erudito ao popular, com peças como "Radetzky March", do austríaco J.Strauss, e "Doce de coco", do brasileiro Jacob Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim. 
 
Os Recitais de Fim de Ano vão até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com transmissão pela página do NEOJIBA no Facebook. 
 
Confira a programação:

10/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini  - 19h
 
11/12 - Recital de Clarineta - 18h
 
12/12 - Recital de Trompete - 11h 
 
12/12 - Recital de Trombone e Tuba - 18h
 
13/12 - Recital de Percussão - 11h 

13/12 - Recital do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista - 16h
 
13/12 - Recital de Flautas - 18h 

14/12 - Recital do Coro Juvenil - 18h
 
15/12 - Recital do NPM Nordeste de Amaralina - 18h

15/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros - 19h

16/12 - Recital ao vivo da Orquestra 2 de Julho, com integrantes de cordas e percussão - 19h30

18/12 - Recital do NPM Cordas Dedilhadas - 18h
 
19/12 - Recital do NPM Pirajá - 18h30
 
23/12 - Recital do Coro Infantil - 18h

24/12 - Recital do Coro Infantojuvenil com repertório natalino - 18h
 
Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBAatendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários