RECITAIS FIM DE ANO

  • 19 nov, 2020

NEOJIBA promove mais de 20 recitais no final do ano

O NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) irá promover uma série de recitais de fim de ano entre os dias 22 de novembro e 24 de dezembro. Serão 24 apresentações, transmitidas pela página do programa no Facebook (facebook.com/programaneojiba). 

O primeiro recital acontece neste domingo (22/11), às 18h. A Orquestra 2 de Julho, principal formação musical do NEOJIBA, irá se apresentar ao vivo diretamente do Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa, com os integrantes de cordas e percussão. Os músicos irão seguir todos os protocolos de segurança para prevenção da COVID-19. Outras lives da Orquestra 2 de Julho estão agendadas para os dias 6/12, também às 18h, e 16/12, às 19h30. 

Os núcleos do programa em Salvador e no interior da Bahia irão apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes ao longo do ano, em vídeos gravados de casa pelas crianças, adolescentes e jovens com a orientação dos instrutores. Há oito meses, as aulas e o atendimento psicossocial estão sendo realizados virtualmente. 

O encerramento das comemorações de fim de ano será no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com um recital especial do Coro Infantojuvenil, que irá cantar músicas do repertório natalino. A apresentação será transmitida às 18h. 

Ano de reinvenção e realizações

O mundo foi pego de surpresa com a pandemia do coronavírus, mas o NEOJIBA soube se reinventar rapidamente. Em apenas 48 horas, as atividades do programa migraram para as plataformas virtuais, garantindo o atendimento aos 1970 integrantes do programa.  

As apresentações públicas também foram transmitidas pela internet, com destaque para a segunda edição do Festival Encanta, com recitais, palestras e oficinas sobre canto coral, e para os concertos em comemoração aos 13 anos do programa. A música se espalhou pelas janelas e varandas dos integrantes com o NEOJIBA na Janela, apresentação simultânea que ganhou repercussão nacional e encantou o país.

Outra apresentação do NEOJIBA que viralizou este ano foi o vídeo de "Tico-Tico no Fubá", gravado em Paris durante o concerto de encerramento da sétima turnê internacional do programa, que teve mais de 5 milhões de visualizações no Facebook em todo o mundo, um recorde entre orquestras sinfônicas. 

O período de distanciamento social foi marcado ainda por dois importantes registros da história e metodologia inovadoras do NEOJIBA, que viraram livro e filme. Lançado em agosto, "NEOJIBA: A Prática Artística como Meio de Desenvolvimento Humano", de José Sérgio de Oliveira Andrade, está à venda no site da Editora Quarteto, com renda revertida ao programa. Em setembro, o documentário “Neojiba - Música Que Transforma”, de Sérgio Machado e George Walker Torres, ganhou menção especial do júri do 12º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. 

Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Destaques da Programação - Recitais de Fim de Ano

22/11 - Recital ao vivo da Orquestra 2 de Julho, com integrantes de cordas e percussão - 18h

27/11 - Recital ao vivo do Quinteto de Sopros Reinventus - 18h

6/12 - Recital ao vivo da Orquestra 2 de Julho,  com integrantes de cordas e percussão - 18h

10/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini  - 19h

13/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista- 16h

14/12 - Recital do Coro Juvenil - 18h

15/12 - Recital ao vivo do Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros - 19h

16/12 - Recital ao vivo da Orquestra 2 de Julho, com integrantes de cordas e percussão - 19h30

23/12 - Recital do Coro Infantil - 18h

24/12 - Recital do Coro Infantojuvenil com repertório natalino - 18h


Comentários