Núcleos Territoriais do NEOJIBA comemoram expansão do programa na Bahia

  • 30 set, 2020

Há um ano, o NEOJIBA - programa social do Governo do Estado - iniciou a consolidação da expansão para o interior da Bahia com a criação dos Núcleos Territoriais NEOJIBA (NTN), que atendem crianças, adolescentes e jovens nas cidades onde estão sediados e apoiam projetos musicais nos municípios do entorno. Os primeiros NTN foram inaugurados em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Para comemorar o aniversário, os Núcleos promoveram concertos virtuais, com apresentações dos integrantes e depoimentos de familiares, instrutores, parceiros e apoiadores. 

O primeiro Núcleo a celebrar a data foi o NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini, na noite de 30/9. Depois, foi a vez do NTN Vitória da Conquista, no domingo, 4/10, e do NTN de Teixeira de Freitas, na quarta, 7/10.  Os eventos contaram com a presença do diretor-geral e idealizador do NEOJIBA, Ricardo Castro, e do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.

Durante o concerto de aniversário de Vitória da Conquista, cidade natal de Ricardo Castro, o maestro ressaltou o orgulho de trabalhar em parceria com o Governo do Estado. "Esta é uma ação de governo pioneira em nosso país e que já tem demonstrado frutos maravilhosos. É a prova de que o governo tem se preocupado muito com as nossas crianças e jovens, com ações de desenvolvimento, de impacto real, de integração e de inclusão". 

O secretário Carlos Martins também agradeceu pela parceria. "Esse programa visa, acima de tudo, dar cidadania às nossas crianças e adolescentes, mostrando que um outro caminho é um possível. Um caminho de cidadania através da arte e da música". 

O concerto do NTN Vitória da Conquista contou ainda com a participação do deputado federal Waldenor Pereira, que destinou uma emenda parlamentar para o desenvolvimento do Núcleo. "Enquanto for parlamentar, quero assumir o compromisso de continuar destinando recursos, apoiando financeiramente esse belíssimo programa que orgulha o povo da Bahia".  

O evento no sudoeste baiano foi patrocinado pela Solar Coca-Cola. Arthur Ferraz, gerente de relações governamentais da empresa, fez questão de participar da festa. "A gente acredita fortemente no desenvolvimento da arte, da cultura, da educação e na ação do NEOJIBA. A gente quer sempre estar junto com vocês". 

 

Em casa

O NTN de Vitória da Conquista atende diretamente 150 crianças, adolescente e jovens na cidade  e beneficia indiretamente cerca de 500 pessoas com ações territoriais nos 24 municípios do entorno. Durante o concerto, os integrantes falaram sobre a importância do programa em suas vidas. Samylle Borges, de 17 anos, contou que o NEOJIBA é como um lar ."É onde encontro pessoas com o mesmo sonho, pessoas que me ajudam a melhorar. Rimos com nossos erros e aprendemos com eles. Por isso, mesmo nessa época tão difícil, ainda me sinto lá. O NEOJIBA é parte de mim". 

A comemoração no NTN Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros, que atende diretamente 140 crianças, adolescentes e jovens, além de apoiar projetos musicais no sul da Bahia, também reuniu integrantes e familiares. Valquíria Dias, mãe de Valesca e Camila, integrantes do Núcleo, agradeceu à "família NEOJIBA". "Especialmente nesse momento de pandemia, teria sido muito cansativo se não existisse música em nossa casa". 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários