• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini comemora primeiro aniversário com concerto virtual

NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini comemora primeiro aniversário com concerto virtual

  • 01 out, 2020

Quem nunca participou de um aniversário por videoconferência nesses tempos de pandemia? Na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, foi a vez de comemorar virtualmente o primeiro aniversário do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini.

O concerto foi transmitido por nosso canal no Youtube e contou com a participação de integrantes da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, da Orquestra Escola e do Coro Cênico, com um repertório de músicas de concerto e canções populares.

O diretor-geral e idealizador do NEOJIBA, Ricardo Castro, contou que a inauguração do NTN de Feira marcou a "verdadeira expansão" do programa no estado da Bahia. "Isso mostra, mais uma vez, o comprometimento do governo em levar para todo nosso estado essa política pública de integração e desenvolvimento social. É uma alegria saber que a gente está conseguindo transformar a vida das famílias, do entorno, criando um horizonte positivo, de esperança para as futuras gerações".  Ricardo aproveitou a noite de festa para anunciar um presente de aniversário. O núcleo ganhará, em breve, um ateliê de luteria.

O núcleo do NEOJIBA em Feira de Santana existe desde 2014, mas só no ano passado se tornou o primeiro Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN), que atende crianças, adolescentes e jovens da cidade e também dos municípios do entorno. Ao todo, são 191 integrantes, de 6 a 21 anos, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha, em Feira, além do apoio contínuo a projetos musicais de 85 cidades da região. 

Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, também falou sobre a importância da consolidação da política pública que é o NEOJIBA. "A ampliação dessa tecnologia, descentralizando para o interior, foi um marco fundamental, que representa a consolidação da política. O programa visa dar cidadania em todos os aspectos e a música é o instrumento fundamental, primordial para isso”.

O NTN de Feira funciona em parceria com o Instituto Antônio Gasparini. Eduardo Brito, vice-presidente da organização, também fez questão de comparecer ao concerto. "Muito obrigado por estarmos juntos nessa parceria. Temos o mesmo DNA, transformar para educar e fazer esse mundo um lugar melhor”.

José Rocha, coordenador do Centro Social Urbano (CSU) e Valdecir Bechel, diretor administrativo financeiro da OL Papeis, apoiadores do núcleo, deixaram seus depoimentos, ao lado de outros convidados ilustres, como Jairo Carneiro Filho, secretário de Cultura de Feira de Santana, Antônio Carlos Coelho, da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa e Auxiliadora Araújo, vice-presidente do Instituto Tenda da Paz, além de representantes dos projetos musicais atendidos na região. 

As apresentações do concerto foram divididas em cinco blocos, conduzidos com muito bom humor e carisma pela instrutora Denise Fersan. A integrante Amanda Magalhães contou que o NEOJIBA mudou a sua vida e que está sendo um norte nesse período de pandemia. "As aulas são como um guia. É muito bom estar em um programa que pensa muito na gente, independentemente de qual momento estamos vivenciando. Muito obrigada". 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários