Primeiro recital online da OPE encanta com clássicos e cantigas infantis

  • 23 set, 2020

A primavera começou regada a muita música no NEOJIBA (programa social do Governo do estado). No primeiro dia da estação mais florida do ano, foi realizado o primeiro recital online da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), que reúne mais de cem crianças e adolescentes de 8 a 16 anos e é coordenada por Nataly do Vale. Eles criaram cenários e figurinos especiais para gravar os vídeos que foram exibidos na noite desta terça-feira, 22/9, para cerca de 70 famílias. Teve muito talento e, claro, muita corujice. 

O recital foi apresentado do palco da Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, pela violinista Gabriela Dalcom, da Orquestra 2 de Julho, que também é monitora de teoria musical da OPE. O primeiro bloco foi dedicado a grandes compositores como Brahms, Beethoven e Tchaikovsky. Renata Esther, integrante da OPE, se vestiu de fada, com direito a asinhas e tudo, para tocar com seu clarinete "”O Lago dos Cisnes". 

No intervalo, foram exibidas imagens de artistas que se inspiraram na primavera para criar obras visuais, como Tarsila do Amaral e Monet, e composições musicais, como Vivaldi e Schumann.  Retratada em sua plenitude, a natureza também tem momentos de clamar por ajuda. Pinturas de florestas em chamas  alertaram para as queimadas no Pantanal e na Amazônia e para o aquecimento global. 

O segundo bloco foi dedicado aos pequenos percussionistas da OPE. E para fechar a noite, o terceiro e último bloco trouxeram cantigas infantis, como "Peixe Vivo", "O Cravo brigou com a Rosa" e "Ciranda, Cirandinha". Foi a vez de quem não era mais criança voltar para a infância.

Jucilene Macedo,  mãe de duas integrantes da OPE,  Ana Júlia e Maria Luiza, falou do orgulho de ver as filhas se apresentando. "O Recital da Primavera foi um projeto muito audacioso, que envolveu as famílias também. A gente teve que gravar, ajudar as crianças a estudar... Ver as minhas filhas se esforçando para tocar bonito, para se vestir, para criar ornamentação no lugar onde iam gravar o vídeo foi muito bom. Para mim é motivo de orgulho ter elas no NEOJIBA e ver como evoluem cada dia mais". 

Veja mais fotos do recital -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157716085404816

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários