Pelo segundo ano, Meninas na Música promove a equidade de gênero

  • 16 set, 2020

Na próxima sexta-feira, 18 de setembro, acontece a live de lançamento do segundo ano do projeto Meninas na Música, realizado pelo NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) com patrocínio da AVON e apoio do Instituto Avon. O projeto foi criado para promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino no universo da música, além de despertar a conscientização do papel de todos, homens e mulheres, na construção de uma sociedade sem preconceitos e sem violência contra as mulheres.

A live será transmitida às 18h pelo Facebook do NEOJIBA (facebook.com/programaneojiba) e terá como convidadas Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia e Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon. Elas irão falar sobre protagonismo, relacionamentos saudáveis, habilidades sócio emocionais e construção de projetos de vida. A conversa será mediada por Fernanda Tourinho, diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA.

“Para nós, da Avon, é uma honra apoiar um projeto que se dedica à arte, que é uma forma tão importante de fomentar a consciência para a livre expressão e para a independência e, neste contexto, trazer a equidade de gênero através da autonomia, da representatividade e do acesso de todos às mesmas oportunidades”, afirma Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil.

Entre setembro e dezembro deste ano, o Meninas na Música irá realizar virtualmente doze masterclasses com musicistas convidadas, como a clarinetista boliviana Camila Barrientos, a trompista brasileira Waleska Beltrami, a fagotista canadense Catherine Carignan e contrabaixista brasileira Patricia Weitzel. A maioria delas toca instrumentos ou assume funções historicamente ocupadas apenas por homens. As masterclasses, voltadas para integrantes do NEOJIBA, irão se desdobrar posteriormente em quatro aulas públicas. 

O projeto prevê ainda sete oficinas com temas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e quatro encontros com familiares dos integrantes direcionados à geração de renda. As reuniões serão realizadas pelo setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA.

O Meninas na Música foi criado em 2018. Na primeira edição do projeto, 16 professoras e musicistas do Brasil e do exterior compartilharam suas experiências com integrantes do NEOJIBA e participaram de concertos em Salvador, apresentando peças criadas por mulheres. Também foram realizadas 18 oficinas para mais de 400 adolescentes e jovens, com os temas direitos da mulher, empoderamento feminino, geração de renda e cuidados com o corpo na infância. As mães dos integrantes participaram de oficinas de estímulo à geração de renda. Outra ação inovadora foi a construção de uma campanha de promoção à igualdade de gênero produzida a partir de oficinas de audiovisual, estimulando o protagonismo de jovens na mobilização em torno da causa.

 

Sons e silêncios

Historicamente, o universo da música de concerto foi dominado por homens. Você já ouviu falar sobre Maria Anna Mozart, irmã do compositor Wolfgang Amadeus Mozart? Ou sobre Clara Schumann, esposa do músico alemão Robert Schumann? Muito além dos sobrenomes famosos, elas compartilham o talento para a música e para a composição. Silenciadas ao longo dos séculos, suas histórias começaram a ser resgatadas há pouco tempo.

No Brasil, a compositora, maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga sofreu muitos preconceitos antes de se tornar a primeira mulher a reger uma orquestra no país, em 1888. Ela compôs mais de duas mil músicas, dentre elas aquela que é considerada a primeira marchinha carnavalesca brasileira, "Ó Abre Alas", de 1899.

A passos lentos, o mundo da música de concerto começa a ficar mais diversos. Ainda é mais comum encontrar mulheres como intérpretes e instrumentistas, mas elas também estão atuando como compositoras e regentes. Um levantamento divulgado em janeiro deste ano pelo site Bachtrack, referência em música de concerto, mostrou que em 2019 havia 13 mulheres entre os 50 compositores contemporâneos mais executados em todo o mundo. Em 2016, quando o dado foi pesquisado pela primeira vez pelo site, eram apenas sete. O número de mulheres regentes também está crescendo. Em 2013, havia somente uma mulher entre os 100 maestros mais concorridos. Em 2019, foram 8.

No NEOJIBA, a igualdade de gênero é levada a sério. A maioria (51%) dos quase dois mil integrantes do programa é de meninas e mulheres, com idades entre 6 e 27 anos.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 14 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre a Avon

A Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Concentra no Brasil, onde está desde 1958, a sua maior operação e força de vendas – mais de 1 milhão de revendedoras. A Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pelo empoderamento das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras para tornar as economias e as sociedades mais fortes.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como Renew e Color Trend. Além disso, seu catálogo também oferece diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br

 

Live de lançamento Meninas na Música - Ano 2

Com Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia, e Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon. Mediação: Fernanda Tourinho, diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA.

Horário: 18h

Transmissão pelo Facebook do NEOJIBA (facebook.com/programaneojiba)


Comentários