Jovens multiplicadores do PROCEC participam de encontro virtual

  • 10 ago, 2020

"O que a gente faz não é só necessário, é fundamental". Com esta frase, o diretor educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos, abriu o Encontro Virtual PROCEC 2020, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de agosto. O evento promoveu palestras e oficinas para os jovens multiplicadores do Programa de Capacitação em Ensino Coletivo de Música (PROCEC). Atualmente, 40 músicos participam deste projeto em todas as regiões da Bahia, recebendo bolsa auxílio e sendo capacitados por profissionais da área pedagógica do NEOJIBA. Eles atuam em projetos musicais nas cidades da região onde vivem. 

O encontro foi organizado por Orlando Afanador, coordenador pedagógico do PROCEC. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as atividades aconteceram virtualmente, por meio do Google Meet.  

O encontro deste ano nasceu da iniciativa dos próprios monitores bolsistas do PROCEC. “Preocupados pela situação atual, eles procuraram a gente pra ver o que seria possível fazer. Nós planejamos e executamos o encontro em duas semanas, contando sempre com a colaboração da equipe de professores e coordenadores pedagógicos e do setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA.  Foi um ótimo encontro, que superou nossas expectativas”, disse Orlando.  

Foram três dias intensos de trocas. Na abertura do evento, na manhã de quarta-feira, 5/8, Orlando falou sobre métodos de ensino musical coletivo. Na sequência, os jovens participaram de oficinas de regência, iniciação/coral, sopros, cordas friccionadas, cordas dedilhadas e percussão com os coordenadores e instrutores do NEOJIBA.  A programação do evento contou ainda com  palestras dos setores de Desenvolvimento Social e Comunicação.

João Vitor Oliveira, 19, monitor do Instituto Musical Juventude Arte do Recôncavo (IMUJAR), de Santo Amaro, contou que o encontro foi “mais do que enriquecedor”. “Principalmente agora nessa época de pandemia, o que a gente mais precisa é de inovação. Precisa renovar nosso repertório não só musical, mas de vivência, de visão de mundo. As oficinas e palestras foram muito importantes para expandir meus horizontes. Vai facilitar muito as aulas com os meus alunos. Já que não posso estar pessoalmente com eles, a gente busca ferramentas, que foram muito bem explicadas e trabalhadas nas oficinas. Foi um encontro necessário”.

Para Isaac Ribeiro, que participa do projeto Orquestra Criança Cidadã, em Manoel Vitorino, o encontro foi uma oportunidade de ter contato com os "profissionais excepcionais do NEOJIBA". "É super importante, porque aqui no interior nós não temos acesso a esse material humano tão diverso e capacitado. Isso que o NEOJIBA proporciona pra gente é de outro mundo".

No ano passado, o encontro anual do PROCEC aconteceu em Feira de Santana, em julho, e também durou três dias, com uma série de atividades de formação e intercâmbio para ampliar possibilidades de gestão, captação de recursos e multiplicação de conhecimento.


Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 


Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.


Comentários