Reuniões de pais discutem as relações familiares em tempos de pandemia

  • 19 jun, 2020

Qual é o objeto que você mais usa atualmente? Qual a primeira coisa que olha ao acordar? O que tem medo de quebrar? Perguntas como essas instigaram pais e responsáveis dos integrantes do NEOJIBA durante o 2º Ciclo de Encontros Online com as Famílias, promovido agora, em junho, pelo setor de Desenvolvimento Social do Programa. 

As perguntas faziam parte de um jogo, uma Caça ao Tesouro.  Entre uma resposta e outra, a brincadeira virou coisa séria. O objetivo era promover reflexões sobre as relações familiares durante o período da pandemia, com o apoio de técnicos do setor.  Cerca de 400 familiares participaram dos encontros.

Taciane Silva, mãe de um dos integrantes da Orquestra Castro Alves, contou que adorou o encontro. “As perguntas foram bem interessantes e nos fizeram refletir sobre o lado bom do isolamento, sobre o que podemos fazer para melhorar nossas relações. Às vezes, o distanciamento acontece mesmo dentro de casa, nesse momento em que estamos cheios de obrigações e atividades. Precisamos ficar atentos à nossa convivência familiar”. 


A ideia das reuniões foi levar algo mais descontraído para as famílias, com temas que iam mudando de acordo com a realidade de cada Núcleo, como explica a assistente social Olgair Marques, coordenadora do setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA. “No Núcleo do Nordeste de Amaralina, levamos informações sobre dengue, chikungunya e zika, por conta do surto dessas doenças que está ocorrendo lá. Em Jequié e Vitória da Conquista, falamos sobre a questão da saúde mental. No Núcleo da Federação, discutimos o comportamento das crianças, educação e disciplina positiva”. 

Para ajudar neste debate, a reunião do Núcleo da Federação - que também teve as presenças de pais e responsáveis de integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) e da Orquestra de Cordas Infantil (OCI) - contou com uma convidada, a psicopedagoga Larissa Machado.  No encontro, que reuniu virtualmente mais de cem participantes, Larissa falou sobre a importância dos pais promoverem relações respeitosas e mais igualitárias, centradas no diálogo, com posturas que sejam ao mesmo tempo firmes e gentis.

As reuniões nos núcleos do interior do Estado também tiveram profissionais convidados.  Em Vitória da Conquista, o encontro teve a participação da psicóloga Thayse Fernandes, coordenadora de saúde mental da prefeitura, e de Rita Amaral, gestora do Programa Bolsa Família. Em Jequié, os familiares puderam conversar com a psicóloga Bárbara Amaral, que coordena o setor de saúde mental na secretaria de saúde da cidade.

Em Salvador, Rejane Xavier, tia de um integrante do Núcleo do Bairro da Paz, elogiou a dinâmica da reunião.  “Achei muito criativa e motivadora. Nos fez observar coisas que acontecem no nosso dia-a-dia e nós não damos tanta importância, como as palavras que mais usamos em casa e o que mais nos falta se for tirado de nós. É necessário observar o comportamento, ouvir o que cada filho ou filha quer dizer. Simplesmente amei a reunião!”     
 

Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 


Desde 19 de março de 2020, os 1950 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 14 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários