NEOJIBA faz último concerto do ano no TCA em clima comemorativo!

  • 16 dez, 2019

NEOJIBA faz último concerto do ano no TCA em clima comemorativo!

 

O clima no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, no último concerto da Série NEOJIBA no TCA de 2019 foi de comemoração!

No palco, 280 integrantes se apresentando, entre instrumentistas e cantores, já que eram duas orquestras- a Juvenil da Bahia (OJB) e a Castro Alves (OCA)- e o Coro Sinfônico, todos do NEOJIBA, reunidos. E ainda tivemos o destaque internacional do flautista canadense Michel Bellavance e a regência do maestro venezuelano Eduardo Salazar. O contratenor, Felipe Reis, integrante do Coro Juvenil do NEOJIBA, numa interpretação de trechos da ópera ‘Carmen’ de Bizet (1838-1875), arrancou aplausos do público.

 

Na plateia, pessoas de todas as idades, com direito a avós, mães, pais e primos dos integrantes das formações, e também colegas, músicos de outras cidades e admiradores do programa NEOJIBA, que comemorou em outubro último 12 anos de criação. “Na Europa temos muito interesse em ouvir o programa NEOJIBA devido a sua qualidade e ao excelente projeto sociopedagógico que desenvolve”, disse o violoncelista francês, Alain Meunier, de 77 anos, que também estava na plateia assistindo ao concerto. “Ricardo Castro (criador e diretor geral do NEOJIIBA) é um grande pianista, um grande músico e criou um projeto igualmente grandioso!”, disse Meunier. Neste domingo (15), às 11h, no Parque do Queimado, Meunier, reconhecido um dos mais proeminentes violoncelistas do mundo, participa de recital gratuito tocando Beethoven com Ricardo Castro ao piano.

 

O programa que contou com composição do dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931) - com solo do flautista canadense Michel Bellavance - as ‘Suítes 1 e 2 da Ópera de Carmen’ do francês Bizet, além de canções natalinas, em arranjo de Fernando Burgos e, como bis, "Boas Festas" de Assis Valente, em arranjo de Jamberê, com a participação do Coro Sinfônico do NEOJIBA, preparado pelo maestro Ângelo Rafael. “Estamos aqui para mostrar ao nosso grupo que é possível um músico obter prestígio e carreira profissional, como alguns integrantes do NEOJIBA já conseguem”, fez questão de comentar Jardel de Souza, há dois anos trompista da Filarmônica do município de Dias D’Ávila, localizado a cerca de 60 km de Salvador. “Viemos de ônibus com 43 pessoas, a maior parte alunos que estudam música na filarmônica”, relatou Jardel entusiasmado.

 

COMEMORAR – Além do entusiasmo dos parentes e colegas, admiradores e público vindos de longe para assistir, o clima foi de comemoração pelas conquistas para todos do NEOJIBA em 2019. Em 12 anos atendeu com ações gratuitas, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, entre seis e 26 anos, muitos deles hoje trabalhando no próprio NEOJIBA, ou em outras instituições pelo mundo, ou ainda empreendendo.

Confira todas as imagens realizadas por Karol Azevedo / IASPM -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157712189271901


Comentários