Ópera infantil estreia em Salvador em montagem do NEOJIBA

  • 10 dez, 2019

Ópera infantil estreia em Salvador em montagem do NEOJIBA

 

O público lotou a Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, no domingo (8), nas duas apresentações da ópera "O Pequeno Limpa-Chaminés"

 

Ópera, na agenda cultural da Bahia, não é tão comum. E ópera infantil, feita por crianças para crianças, menos ainda, mas o Programa NEOJIBA gosta de inovações e desafios, de proporcionar aos seus integrantes a possibilidade de conhecerem o novo, mergulharem em experiências e se superarem.

 

Pela primeira vez na Bahia, a ópera infantil “O Pequeno Limpa-Chaminés” do compositor britânico Benjamin Britten (1913 – 1976) foi encenada pelo Coro Infantil do NEOJIBA e solistas do Coro Juvenil, acompanhados por Viola Cartoni e Arthur Marden ao piano, sob regência de Lucie Barluet, que é uma das Coordenadoras de Canto Coral do NEOJIBA e foi a idealizadora deste projeto inédito para o público baiano.

 

“No começo, a ideia estava só na minha cabeça e agora está na realidade de todo mundo. Isso é muito forte, porque, em três meses, a gente conseguiu aprender não somente uma música, aprendemos uma peça de 40 minutos, teatro e interpretação para uma encenação. Os meninos estavam muito seguros. Eu regi quase chorando. Foi muito emocionante”, comentou a maestrina Lucie Barluet, no fim das duas sessões da ópera.

 

A baiana Débora Landim, mestre e diretora de teatro, atriz e psicopedagoga, fez a orientação cênica do espetáculo. A versão portuguesa da ópera é de Alexandre Delgado, compositor português.

 

NEOJIBA E CCR seguem numa parceria de sucesso

 

As duas sessões da ópera foram abertas pela Diretora de Planejamento e Gestão do NEOJIBA, Fernanda Tourinho, que falou sobre o ineditismo da ópera infantil de Britten em terras baianas e enfatizou a importância dos patrocínios de incentivo à cultura, agradecendo à CCR Metrô Bahia e ao Instituto CCR por apoiarem e patrocinarem o Núcleo Central do NEOJIBA, numa forte parceria, desde 2015. As representantes da instituição, presentes na apresentação, Maria Eduarda Araújo Soares, Relações Institucionais e Luana Xavier, do Posto Avançado do Instituto CCR, foram convidadas ao palco e receberam flores, simbolizando o agradecimento pelo ano de trabalho em 2019. “É um imenso prazer para a CCR Metrô Bahia e para o Instituto CCR apoiarem e patrocinarem o NEOJIBA, este projeto tão grandioso e transformador que promove o desenvolvimento social, cultural e a educação de crianças e jovens através da prática musical”, declarou ao público, Maria Eduarda.

 

O NEOJIBA é um Programa de política pública construído com as participações da sociedade, do Governo do Estado da Bahia - vinculado à SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social) e das empresas parceiras. É desta forma que há 12 anos, beneficia a vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

 

Teve gente que gostou tanto que assistiu às duas sessões seguidas. O cunho social da história chegou ao público infantil e chamou a atenção de Sofia Vasconcelos Reis de 8 anos – “A história é de um menino que limpava chaminé. E isso não é certo, porque é trabalho infantil. Ele ficou preso e sujo, na chaminé, e a culpa não foi dele, mas das pessoas malvadas. Mas ele foi trabalhar para ajudar o pai e a mãe que tinham 9 filhos e pouco dinheiro”. Mesmo tocada com a temática, Sofia gostou tanto que pediu à mãe para assistir também à segunda sessão. “Foi um aprendizado maravilhoso, para mim e para minha filha que percebeu a moral social da história, sem que eu houvesse lhe comentado nada. E enxergar o NEOJIBA como uma política pública, faz isso ser ainda mais grandioso. Porque são crianças e famílias que estão tendo a oportunidade de fazer suas vidas diferentes. Isso é luz! Eu estou tendo a oportunidade de mostrar à minha filha uma realidade social, por meio da arte. Então é muito belo!”, disse a mãe de Sofia, Vívian Vasconcelos, 42 anos, profissional em Relações Públicas.

 

E o cunho social do NEOJIBA chega ao público adulto, chamando a atenção da jornalista Ângela Peroba, 61, que acompanha o Programa desde a sua criação e esteve no Parque do Queimado, pela primeira vez, neste domingo. A jornalista disse se sentir encantada e feliz com o que conheceu e assistiu - “Sou apaixonada pelo trabalho e a sua concepção, inspirada no El Sistema da Venezuela. Ricardo Castro, com a sua magia e carisma, multiplica talentos de pessoas que provavelmente nunca descobririam que são artistas. E a gente vê, hoje, a quantos o NEOJIBA já proporcionou esta oportunidade. A beleza do simples pode nascer, quando se tem a arte em mente para poder fazer multiplicar!”

 

Para as duas sessões, os elencos foram intercalados para proporcionar a participação como solistas de mais pequenos integrantes do Coro Infantil.

 

“Foi bom e divertido. Além de ter chamado a atenção do público. Porque eu vi pelo olhar da plateia que todo mundo já estava gostando, desde o começo da primeira parte da Ópera”, afirmou Rafael Araújo Silva, 8 anos, demonstrando segurança e realização.

 

Sara Silva Miranda Bastos, 12, outra integrante no elenco, nos contou sua experiência com a Ópera: “Eu me diverti muito. Aprendi um monte de coisa nova. Tiveram umas partes difíceis. Mas quando você quer fazer uma coisa, você se esforça e essa coisa passa a ser fácil. Aqui no NEOJIBA a gente aprende a aprender e fazer as coisas assim. Eu quero fazer mais óperas e fazer mais coisas”.

 

O Diretor Musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, explicou que Britten, autor de “O Pequeno Limpa-Chaminés” é, de certa maneira, o  Villa-Lobos (1887 – 1959) britânico: “Villa-Lobos é o compositor mais conhecido e mais importante brasileiro. Eu diria que Benjamin Britten é um dos compositores mais importantes e mais conhecidos da Inglaterra. Foi um grandíssimo compositor do séc XX. Escreveu muitas óperas e algumas infantis”. Satisfeito com o resultado, o pianista e maestro Eduardo Torres, completou: " A ideia de se montar esta ópera foi de Lucie Barluet. Eu sabia das dificuldades e fiquei muito impressionado com os meninos, hoje porque Britten é um compositor muito refinado e foi uma apresentação sensacional. Os meninos mostraram segurança e os solistas do Coro Juvenil também. Foi impactante!”


Confira todas as imagens de Karol Azevedo / IASPM na nossa página no flickr:

1° sessão -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157712132428961

2° sessão -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157712132493621


Comentários