“OS SALTIMBANCOS” LOTAM A SALA NEOJIBA

  • 26 nov, 2019

“OS SALTIMBANCOS” LOTAM A SALA NEOJIBA

Em mais um domingo de sol e alegria, no Parque do Queimado, as crianças se divertem e interagem, ao som de orquestra sob a regência do maestro Helder Passinho, mesclado de teatro, com a direção cênica de Chica Carelli.

"Os Saltimbancos" é uma receita de sucesso para o público infantil e, também, para muitos adultos. Afinal, é um clássico do teatro musical que atravessa gerações, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen” e que foi adaptado para a língua portuguesa, ganhando canções adicionais, de Chico Buarque.

Os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA Alexsandra Brasileiro, Gabriel Soledade, Iuri Nery e Maria Fernando Cardoso fizeram os personagens, a Gata, o Cachorro, o Jumento e a Galinha, respectivamente, alegrando e fazendo a plateia interagir. Com um repertório conhecido e arranjo orquestral do compositor e tubista baiano, Jamberê Cerqueira, membro fundador do NEOJIBA, as músicas foram acompanhadas pelo público, em muitos momentos, com canto e palmas.

Chica Carelli, atriz e diretora de teatro, explicou sobre o trabalho que desenvolveu para o espetáculo: “Foi uma direção de interpretação, propondo ação de cena. Foi trazer a interpretação do cantor, não somente a parte da voz, mas trazer o corpo, trazer a expressão. O trabalho de coletivos é sempre muito importante. O Programa NEOJIBA, que é muito legal, é um exemplo do coletivo de sucesso. E é esta proposta que me move estar aqui! Estamos vivendo um momento, em que é importante que estejamos construindo coisas juntos.”

Os concertos didáticos são característicos nas programações do NEOJIBA, quando são dadas também  informações técnicas durante as apresentações, sobre suas temáticas. Num trecho da peça Os Saltimbancos, os 4 personagens animais discutem as opções de nome para o grupo musical que estão formando. Na apresentação da Sala NEOJIBA, o maestro Helder Passinho participa do diálogo teatral com os personagens e sugere aos animais: “Por que vocês não batizam o grupo de Saltimbancos? Sabem o que significa? São integrantes de um elenco de artistas populares itinerantes, que se exibem em circos, feiras e praças públicas do interior. Não combina com vocês?”

Desta forma, também, o Programa aplica o seu lema “Aprende quem ensina”. Há 12 anos o NEOJIBA  vem multiplicando aprendizados e ensinamentos para mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos. O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado, gerido pelo IASPM (Instituto de Ação Social pela Música) e vinculado à SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social).

A professora da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Eliana Vasconcelos, 44, levou seu filho, Pedro, de 6 anos, para assistir aos Saltimbancos, história predileta do pequeno. Os dois acompanharam todas as músicas, pois conhecem de cor. “Este lugar é lindo, com muitas árvores, é tão agradável chegar e ser recebido com uma energia boa e aberta. E é maravilhoso vir para um programa desse com o filho, porque sua infância é chamada de volta. O musical está redondinho, com uma mensagem que o Brasil inteiro está precisando entender, de que juntos somos mais fortes! Fiquei muito emocionada. É a primeira vez que venho aqui. Mas vou voltar, com certeza!”

Fotos: Karol Azevedo / IASPM.

Confira o registro fotográfico completo do evento na nossa página do flickr -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711934689603


Comentários