• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Apresentação do NEOJIBA na Estação Acesso Norte do Metrô reafirma paixão dos baianos pela percussão

Apresentação do NEOJIBA na Estação Acesso Norte do Metrô reafirma paixão dos baianos pela percussão

  • 26 nov, 2019

Apresentação do NEOJIBA na Estação Acesso Norte do Metrô reafirma paixão dos baianos pela percussão

 

O impacto, a dinâmica e o ritmo pulsante dos instrumentos de percussão chamaram a atenção de dezenas de pessoas que costumam passar na Estação Acesso Norte de Metrô, em Salvador, na última sexta-feira (22). Era o grupo de percussão do Núcleo de Prática Musical (NPM) Pirajá do NEOJIBA que apresentou sete números musicais no fundo do grande vão coberto, na entrada da estação. A primeira composição, o ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, do baiano Gilberto Gil, atraiu de imediato a atenção dos passageiros que formaram um semicírculo ao redor dos integrantes do NPM, marcando o ritmo com os pés, se balançando ou batendo palmas, reafirmando a paixão dos baianos pela percussão.

 O evento integrou a programação da CCR Metrô Bahia realizada entre os últimos dias 18 a 22, para celebrar ao Dia da Consciência Negra. Em 2018, a CCR Metrô Bahia, por meio do Instituto CCR, iniciou o apoio ao Programa NEOJIBA, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A relação e o apoio do Instituto CCR são fundamentais para a gestão das atividades de iniciação musical e prática coletiva da música desenvolvidas no NPM Pirajá. O trabalho no Núcleo beneficia crianças e jovens do entorno do bairro ao fomentar o desenvolvimento das pessoas da comunidade impactadas pelas atividades, valorizando uma iniciativa que tem como missão transformar vidas por meio da prática musical coletiva. A parceria entre o Instituto CCR e o NEOJIBA, além das atividades de rotina desenvolvidas no NPM, promovem um legado de ampliação do horizonte de atuação dos jovens que, ao se tornarem multiplicadores, compartilham seus conhecimentos, valorizando o espírito de coletividade, o respeito e a solidariedade. “É excelente mostrarmos numa Estação do Metrô o que fazem os integrantes do Núcleo já que – imagino – a maioria da população não sabe da nossa existência e o que fazemos lá”, dizia entusiasmado o instrutor de percussão do NEOJIBA, David Martins. Graduado pela UFBA, David também é instrutor do Núcleo da Federação, Orquestra Castro Alves (OCA) e Orquestra Juvenil da Bahia (OJB), todas, formações do NEOJIBA.

VÁRIOS ESTILOS – “No Núcleo de Pirajá temos um total de 57 integrantes, de quatro até 24 anos de idade; e hoje, apresentamos no Metrô, sete músicas que variam de cultura pop a músicas brasileiras, como Gilberto Gil, composições de trilhas de filmes, como o 'Pirata do Caribe', e também músicas eruditas” explicou o coordenador do NPM, Samuel Egídio.

A percussionista Natasha Reis, de 23 anos de idade, participou da apresentação. Aos 17 anos ela entrou na banda de percussão Didá, surgida no Pelourinho. “Fiz parte de fanfarras e grupos de pagode, tudo ‘música de rua’, diferente do NEOJIBA” (excluir), relatou. Segundo ela, o NEOJIBA possibilita estudos sobre músicas popular e erudita, partituras, instrumentos melódicos e de harmonia. “Tenho aprendido muito. É incrível a diferença da minha percussão, antes e depois de entrar no NEOJIBA”, disse. “Quero agora fazer o teste para uma orquestra do NEOJIBA”, finalizou.

 

Fotos: Karol Azevedo / IASPM.

Confira o registro fotográfico completo do evento na nossa página do flickr -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711933573891


Comentários