Mostra de fim de ano reúne integrantes do Promulti na sede do NEOJIBA

  • 22 nov, 2019

Mostra de fim de ano reúne integrantes do Promulti na sede do NEOJIBA

 

O Projeto Músicos Multiplicadores (Promulti) do NEOJIBA reuniu esta semana na sede do NEOJIBA, no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade), os integrantes do Coro e da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (OSJB) do NEOJIBA, com idades entre 14 e 26 anos, que fazem parte do projeto. Os músicos que integram o Promulti são incentivados a criar e promover atividades artísticas e de multiplicação, paralelas às de músico já executadas na orquestra e no coro.

“Atualmente estamos com 80 integrantes que desenvolvem diversas práticas artísticas fora do NEOJIBA, como oficinas de canto e de iniciação musical, dentre muitas outras”, explicou Dóris Barbosa, coordenadora do Promulti. A ideia é que os integrantes do Promulti/NEOJIBA criem propostas e projetos de multiplicação em várias regiões da capital baiana.

“BRINQUEDOS MUSICAIS” e QUARTETO

Na programação da amostra foi exibido o vídeo ‘Brinquedos Musicais’ com 12 minutos de duração, que mostra uma seleção de atividades musicais lúdicas voltadas para crianças e realizadas pelas equipes do projeto em vários locais de Salvador. Logo depois, o ‘Quarteto de Trombones’ formado pelos componentes da Fanfarra do Colégio Estadual Manoel Novaes se apresentou. O quarteto foi criado a partir da idealização e orientação de integrantes do Promulti.

Ainda se apresentaram cantores do Coro Juvenil do NEOJIBA que atuam em vários locais de Salvador, como no Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, localizado no bairro de Brotas. Por fim, foram realizadas duas oficinas curtas, uma percussiva de samba de roda, com integrantes que atuam na Associação Cultural de Capoeira Mangangá, no bairro do Pau Miúdo, e a outra uma oficina coral. “Finalizamos o semestre com essa mostra, mas os integrantes continuam com suas atividades normais no NEOJIBA durante todo o mês de novembro”, destacou Dóris.

APRENDE QUEM ENSINA Dóris Barbosa está no NEOJIBA desde o ano de fundação do programa em 2007. “Entrei como flautista em 2007 atuando até 2014, sete anos depois, quando passei a ser contratada como instrutora”, relatou ela. O planejamento do NEOJIBA prevê que alguns dos jovens que entram no programa passem a ser instrutores depois de alguns anos de prática, seguindo o lema “aprende quem ensina”. Depois de ser instrutora por quatro anos, Dóris foi convidada a coordenar o Promulti/NEOJIBA no ano passado (2018), onde está até hoje.

“A mostra de hoje foi muito especial, pois convidamos o público, integrantes do NEOJIBA e funcionários, para vivenciar essa experiência”, finalizou Dóris.

O NEOJIBA é um programa prioritário de política pública do Governo da Bahia, vinculado à  Secretaria de Justiça (SJDHDS), sob gestão do Instituto Ação Social Pela Música (IASPM). Sua sede fica em Salvador, no Parque do Queimado. Mais informações: site www.neojiba.org, instagram (@neojiba), twitter e facebook (NEOJIBA).

Fotos Karol Azevedo:

https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711879031657

 

 


Comentários